06/03/2009

Comprar com tecnologia

Fonte: Jornal da Tarde

Sites para smartphones e tela interativa ajudam na busca pelo imóvel. Conheça as ferramentas

Tela interativa na loja da construtora Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, com fotos do empreendimento e plantas personalizadas

Novos sites, aplicativos para telefones celulares com funcionalidades especiais e até mesmo telas interativas: na hora de vender, vale tudo para conquistar o cliente. Para isso, o avanço da tecnologia pode dar uma mãozinha. Melhor para os compradores, que têm cada vez mais ferramentas à disposição para ajudar a escolher o imóvel dos sonhos.

A Lopes é um exemplo de empresa que vem apostando em ferramentas de informação na Internet e tem um dos sites mais completos no mercado, de olho em um estudo da Media Screen, a pedido do Google feito no ano passado, que mostra que, entre aqueles que compraram um imóvel residencial em um período de seis meses, 88% usaram a internet como fonte principal de informação.

A imobiliária reestruturou seu site em novembro. Agora, o mecanismo de busca relaciona diferentes imóveis, de todas as construtoras, ferramenta que também passou a ser oferecida pela construtora e incorporadora Company em junho do ano passado. Além disso, oferece opções de visualização por fotos, lista ou mapa. Nos mais de 500 lançamentos do novo portal, a média de fotos é de 15 por empreendimento. Em janeiro do ano passado, o site recebia em torno de 80 mil visitas por mês. Em dezembro, atingiu 900 mil, movimento mais de dez vezes maior.

?Entendemos que, para imóveis em lançamento, a visualização é fundamental e está relacionada a uma questão emocional. Por isso, as fotos são organizadas até por tipo de planta. Estimulamos vídeos, que hospedamos no You Tube, além de tours virtuais, importantes quando o apartamento decorado foi demolido para a construção do empreendimento, e mapas, que contêm referências como supermercados e hospitais ao redor do empreendimento?, explica Roberto Nascimento, diretor de marketing e Internet da imobiliária.

A Company também lançou em dezembro um portal adaptado para iPhone, assim como a construtora e incorporadora Rossi, cujo produto pode ser acessado pela maior parte dos celulares com acesso à Internet e o iPod Touch. O portal permite abrir uma página em HTML com botões maiores, imagens adequadas ao tipo e tamanho de tela, visualizar as fases da obra do imóvel, textos com linguagem direta e links que mantém o usuário em contato direto com os corretores.

Mauricio Ribeiro, gerente de marketing da Esser, lembra que a tecnologia também facilita vendas para o exterior. ?Vendemos um apartamento na faixa de R$ 3 milhões para um visitante dos Estados Unidos que procurou o atendimento online?, conta. Ele estima que o impacto da Internet nas vendas gira em torno de 30%.

FERRAMENTAS TAMBÉM NAS LOJAS – A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), incorporadora do Grupo Camargo Corrêa, passou a utilizar novas tecnologias também em sua loja física, inaugurada em novembro no Shopping Jardim Sul, no Morumbi: a tela interativa.
A ferramenta possibilita guiar um tour virtual com uma ?caneta virtual? – que faz com que o navegador visite o bairro e visualize os apartamentos com apenas um toque.

A visitação é guiada por instalações dos futuros condomínios, plantas e espaço interno dos apartamentos; visita ao bairro, com fotos de praças, ruas e calçadas reurbanizadas pela empresa; passeio pelos estabelecimentos de serviços e atrações da região.

?Colocamos fotos de todos os produtos à venda. As plantas podem ser personalizadas na tela, e os mapas possuem recurso de zoom. Já recebemos cerca de 700 visitas?, explica Rodrigo Capp, gerente de vendas e marketing da CCDI. A incorporadora também pretende utilizá-la em showrooms.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.