05/05/2007

Compre pela construtora

Fonte: Jornal da Tarde

Financiamento direto é alternativa a empréstimos contratados com bancos para bancar a casa própria

Marcio Fernandes/AEZap o especialista em imóveisNo lançamento do empreendimento, é praxe oferecer entre 10% e 12% do valor do imóvel como entrada

Construtoras e incorporadoras oferecem financiamento de imóveis, que é reajustado no período da obra – que dura, em média, de 30 a 36 meses – pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Depois da entrega das chaves, as construtoras e incorporadoras aplicam juros de 12% ao ano corrigidos pelo Índice IGP-M – com a amortização pela Tabela Price -, com prazo de pagamento entre 60 a 150 meses.

O valor dos imóveis varia nesse segmento, mas a maior procura é por unidades acima de R$ 350 mil, faixa em que os bancos trabalham com a carteira hipotecária e juros em torno de 15%.

Conforme explicam especialistas do segmento financeiro consultados pela reportagem, é de praxe que se dê entre 10% e 12% do valor do imóvel de entrada, na fase de lançamento.

Depois há a incidência das parcelas mensais, entre 36 e 40 meses – enquanto durar a construção. Os especialistas do setor destacam que há também as prestações intermediárias, que podem ser anuais ou mensais, e ajudam abater a dívida. As ‘intermediárias’ equivalem ao valor de três ou quatro prestações.

Segundo profissionais da habitação, o perfil do público consumidor varia em cada região. Quem mais compra em Santana, por exemplo, é o pequeno empresário que busca bons preços e desconto. Em Perdizes, o comprador é o profissional liberal que não gosta da Tabela Price e procura saldar a dívida na entrega das chaves.

 

Leia também

Negociação é mais fácil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.