23/07/2012

Conceitos fashion influenciam e povoam tanto a decoração quanto o design

Conceitos fashion influenciam e povoam tanto a decoração quanto o design

Fonte: Revista do ZAP

Um dos exemplos mais recentes da parceria “moda e decoração” é a linha de estampas criada pelo estilista Reinaldo Lourenço para fábrica de móveis planejados

Não é de hoje que as paredes entre moda e decoração foram derrubadas. Pela mão de estilistas e grifes, as tendências de cores, estampas e texturas no vestuário circulam livremente e com propriedade por toda a casa. A possibilidade de decorar utilizando referências do mundo fashion contribui para a renovação do estilo residencial e permite o surgimento de lares cada vez mais personalizados e contemporâneos.

Divulgação

Um dos exemplos mais recentes desta parceria é a nova linha de estampas exclusivas desenvolvida pelo estilista e designer paulista Reinaldo Lourenço para uma fábrica gaúcha de mobiliário planejado.

A criação busca referência no chamalote – tecido furta-cor em que a posição do fio produz um efeito ondulado – utilizado pela corte do século 17. Originalmente feito com lã de pelo de camelo, hoje é produzido com seda e poliamida e ainda muito utilizado na alta costura europeia.

A coleção inclui dois acabamentos que podem ser aplicados sobre portas, tampos e painéis em diferentes tonalidades com desenhos concebidos a partir das múltiplas texturas do tecido: Chamalote Clair, de tons off-white, e o Chamalote Noir, de tons warm gray.

Durante breve passagem por Porto Alegre, o estilista conversou com o Casa&Cia.

Como é trabalhar ligado ao mobiliário de interiores após tanto tempo criando para o vestuário?
O processo de criação de uma estampa para móveis é muito parecido com o de criar uma coleção de roupas. Envolve pesquisa e levantamento de referências. A parceria com outros setores é positiva e mostra a ligação da moda com o resto do mundo.

Falando sobre decoração, como é a sua cozinha?
É toda branca e tem um balcão no estilo ilha no centro do ambiente na cor preta com um cooktop. E tem ainda uma geladeira de aço inox. É uma cozinha muito boa, mas é provisória, pois estou me mudando para um loft.

O que é fundamental nela?
Limpeza e organização! Não gosto de nada aparecendo ou muitos elementos por cima dos balcões. Tudo tem de ter lugar específico e ficar guardado.

E como vai ser a decoração e as soluções arquitetônicas na nova casa?
Minimalista e clean. Penso mais em arquitetura do que em decoração.

O casamento da moda com a decoração será duradouro?
Total! São áreas que caminham juntas, são paralelas. A “decoração” veste a casa, e a moda, o corpo.

 

Leia mais:
>> Living de cristal reúne itens da moda para casa com recursos da tecnologia
>> Espaço inspirado no estilista Alexander McQueen é escolhido o mais original da Casa Cor RS

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.