A meta era fugir de um consultório impessoal e frio. Para isso, os arquitetos Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues e Roberto Stemmer contaram com os 25 anos de experiência do escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura para desenvolver uma inovadora e planejada clínica odontológica como primeira sede conjunta de um jovem casal de dentistas.
De largada, o local escolhido foi um estimulante desafio: um terreno de quase 650 metros quadrados de área em uma esquina da movimentada e tradicional Avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.
“As características urbanas da região geraram a diretriz deste projeto que teve, desde o início, a proposta de representar um marco arquitetônico que articulasse a esquina, até então mal configurada por edificações desordenadas e descuidadas”, define Paulo.
Confira aqui a galeria de fotos do projeto.
O pedido dos donos era por uma construção atual com base nos preceitos da sustentabilidade, sem abrir mão da segurança e da praticidade. Para isso, a equipe projetou um prédio de 420 metros quadrados de área com dois andares e pé-direito duplo. No vão central, em frente à recepção, foi instalada a escada de aço corten e corrimão em aço inox.
Destacam-se os panos de vidro na fachada Norte e uma zenital no teto com vidro reflexivo, que aproveitam a iluminação natural.
“A preocupação é que fosse um espaço moderno, como eles, tecnológico, como a odontologia, e que não fosse suntuoso”, diz.
Bloco maciço de concreto
Mas é na fachada frontal, no ponto onde a avenida sofre uma inflexão, que a casa tem o seu ápice. Item essencial da concepção do trabalho executado ao longo de 18 meses , o grande volume curvilíneo em concreto aparente se tornou um dos referenciais mais impactantes da edificação. O elemento, de 6,40m de comprimento e 6,20m de altura, tem a marca de um óculo de vidro temperado.
“O concreto ficou com a aparência das réguas de madeira utilizadas como molde, o que permitiu este visual rústico e, ao mesmo tempo, diferenciado. Para equilibrar e humanizar a frente sinuosa, lançamos mão do vidro e da madeira em uma volumetria atual e inserida no contexto, mas que, ao mesmo tempo, se destacasse por si só”, conclui.
Atrás disso, uma grande caixa retangular expandida lateralmente com frente de brises de madeira onde estão três salas completa a fachada modernista da clínica odontológica.
Leia mais:
>> Projeto de loft para jovem casal mescla de elementos rústicos e modernos com toques de requinte
>> Decoração rústica e elegante é destaque em residência
>> Projeto dá toque rústico e funcional a ambiente