03/12/2008

Concursos de decoração de Natal incentivam as cidades a ficarem mais belas

Fonte: O Globo

Prefeituras lançam concursos para incentivar a população a caprichar na hora de enfeitar seus lares

Fotos: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisUm dos vencedores do concurso da decoração natalina de 2007, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Com a chegada do final do ano, as cidades ganham cara nova por conta dos enfeites e luzes de Natal. Para incentivar a transformação, não faltam concursos promovidos pelas prefeituras e associações comerciais para que as pessoas caprichem na decoração de suas casas, prédios e condomínios.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a seleção das melhores decorações está em sua sexta edição. Para concorrer é preciso decorar no mínimo 30% das fachadas das casas ou de edifícios residenciais. No ano passado, um prédio na Tijuca e uma casa de Vila Valqueire venceram a competição. Na Tijuca, foi montada uma árvore de Natal, de aproximadamente 25 metros, com direito a carruagens e papai-noel inflável. Na Vila Valqueire, a casa foi toda decorada com material reciclado e brinquedos que foram distribuídos para as crianças do bairro. Os premiados receberam equipamentos como TV de 29 polegadas e tela plana, um home theater e um mini-system. Neste ano, os vencedores serão presenteados com uma noite num bom hotel, jantar e almoço em restaurantes bacanas, ingressos para assistir um show e para visitar o Pão de Açúcar e o Corcovado. Vale ressaltar que a iluminação é considerada um requisito básico, mas também serão avaliadas a criatividade, a beleza e a expressão do espírito natalino.

Desta vez a escolha será feita em duas etapas. Na primeira delas, no dia 17 de dezembro, serão analisadas as fotos das decorações, sendo classificadas as melhores de cada categoria. Já nos dias 18 e 19 de dezembro, os imóveis receberão a visita da comissão julgadora que avaliará os detalhes da decoração.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de dezembro. É preciso enviar uma mensagem para o endereço eletrônico natalcarioca@pcrj.rj.gov.br com os seguintes dados: nome, identidade, e-mail do morador, endereço, bairro, telefone, número do IPTU, ponto de referência e categoria que pretende participar (residências ou edifícios residenciais). Não deixe de anexar três fotos da decoração em ângulos diferentes, sendo cada uma delas com no máximo 500 kb cada. Quem preferir, poderá entregá-las em CD ou impressas em papel tamanho 18 cm x 24 cm na sede da Riotur – Praça Pio X, 119, 10º andar. A previsão é que a divulgação dos vencedores aconteça no dia 22 de dezembro.

Zap o especialista em imóveisDetalhe da decoração da casa na Tijuca, Rio de Janeiro, uma das vencedoras de 2007

SÃO PAULO – Já na cidade de São Paulo, o concurso será definido pelo voto popular. Em sua terceira edição, o concurso “Mais Bela Decoração de Natal”, qualquer pessoa pode enviar fotos e escolher a favorita. As indicações poderão ser feitas até o dia 17.

São três categorias. A primeira, casas, condomínios ou vilas residenciais. A segunda, casas, condomínios ou ruas comerciais e a terceira edifícios públicos, praças, parques e ruas. A votação só poderá ser feita pela internet até as 17h do dia 24 de dezembro, quando a opção de voto será retirada do ar para a contabilização.

No caso de indicação residencial de terceiros, a produção da São Paulo Turismo entrará em contato com os proprietários ou moradores das casas para pedir a autorização, quando então a residência passará a participar da votação oficialmente. As fotos serão disponibilizadas para votação no site de Natal da São Paulo Turismo (www.cidadedesaopaulo.com/natal) a partir do dia 12 de dezembro. Qualquer pessoa pode votar.

O resultado será divulgado nos sites da São Paulo Turismo (www.cidadedesaopaulo.com) no dia 26 de dezembro de 2008. Posteriormente, a organização da eleição entrará em contato, via e-mail ou telefone, com os eleitos para comunicar o resultado e iniciar a negociação para agendamento da premiação.

Na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, acontece o projeto “”Luzes da cidade”” que elegerá as mais belas fachadas. Em Petrópolis, o júri é formado por Rogério Elmor, presidente do Convention Bureau; a arquiteta e empresária Kity Amaral; Cláudio Gomide, presidente da Fundação de Cultura e Turismo; e Laura Bahia, presidente do Iphan de Petrópolis. Em Teresópolis, fazem parte do júri o empresário Jorge Alberto; o colunista social Álvaro Feo; o arquiteto, designer e cenógrafo Ricardo Mayer; e Ricardo Raposo, presidente do Convention de Teresópolis.

Participam do corpo de jurados de Friburgo, José Alexandre Almeida, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf) e do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau; Adalberto da Silva, gerente administrativo da Concessionária Rota 116; o produtor cultural e diretor de teatro Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, mais conhecido como Jaburu; e Carlos Eduardo, presidente do Sindivest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.