26/08/2009

Condomínios devem aumentar até 15% em SP

Fonte: Revista ZAP

Prédios devem provisionar despesas com aumento de funcionários e décimo-terceiro para evitar altas expressivas na quota condominial, alerta a Lello

(Foto: cinezi/stock.xchng)
A alta, sazonal, se refere ao dissídio coletivo dos funcionários e aos aumentos das contas de água e luz (Foto: cinezi/stock.xchng)

O condomínio mensal pago por moradores de edifícios deve aumentar até 15% nos próximos três meses. A alta, sazonal, se refere ao dissídio coletivo dos funcionários de condomínios, que normalmente passa a vigorar em outubro, e do pagamento das duas parcelas do décimo-terceiro salário, com encargos incidentes, a porteiros, zeladores, faxineiros e garagistas. Também pesarão na quota condominial os recentes aumentos anunciados nas contas de água e energia elétrica.

Somente nos prédios que realizam provisão das despesas com 13º e encargos do período ao longo do ano a alta não será tão significativa. A Lello, apurou que 60% dos cerca de 1,2 mil condomínios de sua carteira fazem um rateio de 12 meses para pagarem, a seus funcionários, um salário a mais no final do ano. Há 10 anos esse índice era de aproximadamente 40%.

Segundo Angélica Arbex, gerente de marketing da Lello Condomínios, a vantagem da provisão em 12 meses é que o morador não é surpreendido com aumentos expressivos na quota condominial de um mês para o outro. “Alguns síndicos costumam se esquecer desse detalhe e não fazem o parcelamento. O resultado é que o morador pode tomar um susto ao receber o boleto do condomínio nos últimos três meses do ano”, afirma.

Angélica explica que a provisão do 13º salário deve ser realizada mediante aprovação da assembléia de condôminos. O ideal, afirma, é que os valores sejam recolhidos mensalmente, ao longo do ano. “O síndico precisa cuidar para que a quota condominial se mantenha o mais estável possível ao longo do ano, planejando as despesas com antecedência e submetendo esses itens à aprovação da assembléia de moradores”, conclui.

Quer receber mais informações? Siga o ZAP Imóveis no Twitter

LEIA MAIS:

Proteção nunca é demais

2 Comentários

  1. bandido preso em flagrante,(com a mao na massa)a policia deveria pegar eles e levarem para um lugar isolado da civilizaçao e metralhar eles,eu ajudava a dar a muniçao e o unico jeito de reduzir a bandidagem no brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.