O período de Carnaval traz um desafio a mais para síndicos, funcionários e moradores de condomínios da Grande São Paulo. Com a maioria dos apartamentos vazios, o risco de furtos e assaltos é maior e os cuidados com a segurança devem ser redobrados.
“A primeira recomendação é não deixar a chave do apartamento na portaria. É importante que o morador verifique as fechaduras das portas sociais, trancas de janelas e portas das sacadas”, diz Angélica Arbex, gerente de relacionamento da Lello Condomínios.
Segundo Arbex, se houver necessidade de regar plantas ou tratar de animais de estimação, o morador deve entregar chave a um vizinho, parente ou amigo, deixando, por escrito, uma autorização para que a pessoa possa entrar no prédio.
Outra dica importante é desligar a chave geral no quadro de força, além de fechar os registros de água e gás, para evitar vazamentos. Para os síndicos, a recomendação é reforçar o sistema de segurança, realizando a inspeção do circuito de alarmes e TV interna do condomínio, caso o mesmo disponha de tais equipamentos.
“Nos condomínios com grandes áreas externas, como piscinas, quadras, saunas e jardins, um funcionário deve fazer rondas periódicas, principalmente no período noturno”, diz Arbex. Se o condomínio tiver contrato com uma empresa de segurança patrimonial, é importante solicitar a intensificação das rondas pela porta do edifício.