15/04/2013

Confira 10 dicas para fazer sua casa parecer maior do que ela é

Espelhos dão a sensação de amplitude, mas listras, nichos e outros artifícios também ajudam a "aumentar" o ambiente

Fonte: ZAP Imóveis

O tamanho dos imóveis novos vêm diminuindo cada vez mais e, com a redução de espaço, é preciso criar alternativas para poder aproveitar melhor o ambiente.

Confira 10 dicas para fazer sua casa parecer maior do que ela é
Espelho e listras ajudam o ambiente a parecer maior de tamanho (Foto: Thinkstock)

Se o imóvel já é pequeno, a organização deve receber atenção redobrada. É preciso otimizar o espaço para que caiba todos os itens necessários e não desperdiçar áreas livres que podem ser aproveitadas.

Com o auxílio da arquiteta Adriana Victorelli, do escritório Neo Arq, preparamos 10 dicas para fazer a sua casa parecer maior do que ela é. Confira:

1) Parede – Para criar a ilusão de que o ambiente é maior do que realmente é, use a tinta a seu favor. “Pinte a parede dos fundos com um tom escuro, pois isso ajuda a aumentar a profundidade”, explica Adriana. Para que o espaço pareça mais largo, a especialista recomenda aplicar uma cor forte nas paredes laterais, enquanto a que está no fundo é pintada com uma tonalidade clara.

2) Listras – Outra dica que passa a impressão de amplitude é colocar listras verticais ou horizontais no ambiente. Para isso, é possível aplicar um papel de parede ou utilizar uma técnica para fazer listras que você mesmo pode fazer em casa, com tinta e fita crepe.

Confira 10 dicas para fazer sua casa parecer maior do que ela é
Opte por prateleiras estreitas; elas ajudam a economizar espaço (Fotos: Divulgação)

3) Circulação – Para aumentar o espaço de circulação da casa, prefira prateleiras estreitas. Elas acomodam bem os livros e outros objetos que não precisam de uma sustentação tão extensa.

4) Mesas de centro – Para a sala, escolha mesas de centro que tenham espaço para guardar objetos como caixas de CDs e DVDs, álbum de fotos e outros itens que possam ser organizados em lugar fechado;

5) Home office – Se você quer trabalhar em casa e não tem espaço para um home office, use o peitoril da janela para apoiar bancadas e aproveite o ambiente para fazer uma escrivaninha.

6) Espelhos – Uma dica bastante conhecida para aumentar o espaço é utilizar espelhos na decoração, de preferência virados para a janela. “Outro jeito interessante de usar este objeto é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente”, sugere a arquiteta. Segundo ela, o efeito gerado é de que o local tem o dobro do tamanho. Cuidado para não colocá-lo em uma área que a luz possa refletir e causar incômodo.

7) Iluminação – Balizadores podem ser utilizados para iluminar os ambientes. Como são embutidos, eles não ocupam espaço.

Confira 10 dicas para fazer sua casa parecer maior do que ela é
Aproveite o peitoril da janela para instalar uma bancada (Foto: Divulgação)

8) Banheiro – Ao invés de colocar prateleiras em banheiros muito pequenos, dê preferência para nichos na parede para apoiar os objetos necessários. Faça também cubas sob medida, assim é possível evitar que armários muito profundos desperdicem o espaço de circulação das pessoas.

9) Cortina – Instale cortinas com o trilho embutido ou o mais próximo do forro que for possível. Mantenha o comprimento do tecido próximo ao chão.

10) Bancos – Se a decoração da casa permitir, utilize bancos na mesa de jantar ao invés de cadeiras. Eles geralmente ocupam menos espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.