21/03/2014

Confira 12 dicas para economizar água

Iniciativas simples ajudam a preservar os recursos hídricos das cidades. Em alguns casos, empresas abastecedoras dão descontos para quem gera economia

Fonte: ZAP Imóveis

Recentemente, o volume de água do Sistema Cantareira, que abastece mais de 10 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, atingiu o seu menor nível histórico — 15,7% da capacidade total.

Embora as autoridades descartem momentaneamente o racionamento da água, a população de São Paulo e de todo o Brasil também pode fazer o que está ao seu alcance para economizar ou reutilizar a água.

Dê preferência ao regador na hora de molhar suas plantas (Fotos: ThinkStock)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para tanto, o ZAP Imóveis separou 12 dicas para quem quer se empenhar nessa tarefa. Confira:

NO QUINTAL

1- Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Assim você evita perder 280 litros de água. Para eliminar a sujeira acumulada que não sai facilmente, a dica é usar a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.

2- Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Do contrário, você vai consumir 560 litros de água em meia hora. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Quem lava o carro somente uma vez por mês com balde gasta apenas 40 litros.

Evite usar a mangueira de água na hora de lavar o carro

3- Utilize um regador para molhar as plantas, e não a mangueira. Dessa forma dá para evitar o consumo de 186 litros a cada 10 minutos de torneira aberta. Durante o verão é possível economizar ainda mais se a rega for feita de logo cedo, pela manhã, ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Já no inverno esse processo pode ser feito dia sim, dia não, pela manhã.

4-  Cubra a piscina regularmente. Piscinas de tamanho médio expostas ao sol e à ação do vento geram a perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura, a perda é reduzida em 90%.

5- Regularmente, confira o hidrômetro instalado na sua casa e faça a leitura do consumo. Dessa forma, será possível conferir sua conta e controlar a água utilizada.

NA COZINHA

Acione a torneira apenas na hora do enxague da louça. Mantenha o registro fechado enquanto ensaboa os pratos e panelas

6- Na hora de lavar a louça limpe os restos de comida dos pratos e das panelas com esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado com a torneira fechada, e abra-a apenas para um novo enxágue. Com a torneira aberta durante 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com essa dica de economia o consumo pode chegar a 20 litros.

7-  Quem utiliza a máquina de lavar louça pode acioná-la apenas quando ela estiver cheia de utensílios. Isso também vai gerar economia de energia.

NO BANHEIRO

8- Procure gastar apenas cinco minutos no banho e tente fechar o registro na hora de se ensaboar. Para se ter uma ideia da economia que essa atitude gera, banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com registro fechado (ao se ensaboar), o tempo de uso da água cai para 5 minutos e o consumo será de 45 litros.

Reduzir o tempo de banho é uma ação que gera uma considerável economia de água e também de energia

9- A regra da torneira fechada vale também na hora de escovar os dentes. Acione o registo apenas quando necessário (molhar a escova ou enxaguar a boca). Quem vai além e utiliza um copo de água para fazer o enxágue consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

10-  Seja rápido e moderado também na hora de lavar o rosto ou se barbear. E nesses casos a regra da torneira fechada mencionada no tópico 9 também vale para gerar economia.

11-  Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

NA ÁREA DE SERVIÇO

12-  Acione a máquina de lavar apenas quando juntar um volume considerável de roupa suja. Procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Caso use o tanque para realizar essa tarefa, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue e aproveite-a para lavar o quintal ou a área de serviço.

Utilize a máquina de lavar quando tiver um bom volume de roupas sujas

Lavar roupa no tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, equivale gastar 279 litros de água. A lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros.

Impacto no bolso — Os moradores atendidos pelo Sistema Cantareira de abastecimento de água, que reduzirem o consumo em 20%, serão bonificados com desconto de 30% no valor da conta. Confira abaixo como é possível saber qual sistema abastece seu imóvel.

Confira em sua conta de água qual sistema abastece seu imóvel (Foto: Reprodução – Sabesp)

Habitantes de outras cidades e regiões podem entrar em contato com as companhias abastecedoras para conferir se há um programa de estímulo à economia de água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia, segundo informações da Sabesp. Devido à pressão da água, o consumo é maior em edifícios e apartamentos.

29 Comentários

  1. obrigado….excelente dica , assim posso passar para todos em minha casa.Vou economizar o máximo que puder.

  2. ECONOMIZAR PARA EVITAR SE FAZ NECESSÁRIO, MAS ISSO NÃO INFLUI NA CONTA. FIZ UM TESTE E FICOU COMPROVADO QUE A CONTA NÃO SOFREU NENHUMA ALTERAÇÃO, LOGO SOU ROUBADO , ECONOMIZANDO E EVITANDO O DESPERDÍCIO. PAREI DE PERDER TEMPO EM ECONOMIZAR.USO DE MANEIRA RACIONAL MAS SEM PENSAR EM ECONOMIA. NÓS ECONOMIZAMOS PARA AS INDÚSTRIAS E OS RICOS DESSE PAÍS DESPERDIÇAREM.

  3. O que se gasta de água nos “lava-rápidos”é um ABSURDO ! E quem mora em edifícios ñ se preocupam com o consumo(pois que,se é dividido entre os locatários), assim ñ se sabe o quanto e quem gasta mais. Seria o caso de,uma fiscalização rígida em todos prédios(como fazer?)acho que os síndicos teriam que controlar tais consumos na caixa dàgua do prédio! Em consumo de (?)piscinas então..nem se fala! grato…

  4. Sigo a maioria das dicas sugeridas. O problema maior está nas periferias e vilas, onde a população pobre “usa gatos” tanto na rede de água quanto de energia eletrica e nada pagam por isso. E aí está o consumo maior, porque quem paga suas contas , economiza. pois “doi no bolso”!

  5. o mes passado já tive o desconto. se todos ajudarem ñ teremos problemas futuros. faço o q posso, espero q a população colabore. o desconto é um grande insentivo p/ a população.

  6. Devemos economizar hoje pra não fazerfalta amanhã.Hoje dia mundial da água, aprendamos a economizar.Obrigada por todas essas dicas, elassão muito importantes.

  7. ontem mesmo eu presensiei uma senhora. varrendo areia/coco de cão..com jato de água..ela ficou 28 min..se varrese gastaria 5 min.e ainda se exercitava..ñ pagaria conta alta.e era um bom exemplo para os demais ingnorantes como tal..

  8. Todos devem lembrar sempre dessas dicas. São importantes tanto para o equilíbrio da natureza quanto para redução do pagamento na conta de água. Habito na Amazônia, onde existe a maior quantidade de água potável do mundo, infelizmente parte da população conterrânea não sabe preservar esse grande bem, pois atiram o lixo nos igarapés e nos rios prejudicando nossa saúde e a natureza.

  9. Sou de Bauru e posso dizer que durante toda a minha vida sempre economizei água. Utilizo as regras acima, como também, água da chuva p/ lavar a roupa e a descarga do vaso sanitário. Da chuva de ontem(22/03)já utlizei p/3 descargas e estou com o tanquinho cheio p/ lavar as roupas e mais no que se fizer necessário.

  10. Sou um terrivel defensor de um racionamento racional da água e gostei dos tópicos para economizar o nosso bem mais precioso.

  11. Qualquer economia no consumo da água é válido pois os recursos hidrícos são finitos.A economia deve ser incentivada sempre!

  12. Armazene agua da chuva para lavar o quintal, a cozinha, jogar no vaso sanitário e regar as plantas, isto seria uma boa economia.

  13. Todos devemos cuidar dos nossos bens essenciais a nossa sobrevivência atual, sem esquecer as gerações futuras, o que me preocupa são as pessoas responsáveis pelos órgãos governamentais com os seus funcionários, pouco sabem que tem gerações futuras.

  14. Todo mundo fala em economia de Agua, gastao milhoes com propaganda eu moro na praia e os chuveiros continuam abertos sem o minimo controle, e um absurdo como o pessoal gasta a agua lavando de tudo, e nos em casa temos que economizar

  15. Concordo com as dicas e acrescento mais uma. A Captação da água da chuva e armazenagem em cisterna também é uma ótima dica. Recentemente construi uma casa e tive a preocupação de fazer isso, destinando a água da cisterna para a descarga dos banheiros e lavagem de calçadas.

  16. cada um tem q ter a concencia do caso, se for reclamar c/ o meu vizinho ele me diz: é vc quem paga a minha conta?

  17. Realmente conc8ientizar o povo é muito importante. So que é o povo que tem que se concientizar de abuso com a aqua desnecessário.

  18. ECONOMIZAR PARA MIM NÃO TEM DIFERENCIADO NO PAGAMENTO.POIS UMA CASA DE 06 ADULTOS CONSCIÊNTE.MAS DOQUE ADIANTA TANTA ECONOMIA SE OS MARCADORES ESTÃO INSTRUIDOS Á FAZER Á COBRANÇA DESLEAL.EXISTE PROPRIÉTARIOS DE IMOVÉIS QUE FAZEM INQUILINO PAGAR CONTAS DE AGUA, QUE O FILHO DESPERDIÇA FAZENDO A CALÇADA DE LAVA RAPIDO CLANDESTINO.

  19. Eu não sei quantos litros de água poupo não. agora que a conta da água e da luz é mais pequena, isso não há dúvidas. Depois de ver este artigo (https://www.mestredobras.pt/Blogue/Remodelacao/O-Verao-esta-a-porta-A-sua-piscina-esta-pronta-para-o-receber/) tratei de ver se a piscina estava tendo problemas. e estava mesmo. tambem me disseram para comprar a cobertura e fui logo na loja para trazer para casa. dá resultado mesmo. Obrigado pelas sugerências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.