18/07/2006

Confira algumas dicas para preparar a casa antes de viajar nas férias

Fonte: Editoria Zap

Zap o especialista em imóveis

Sair em férias é sempre um grande prazer, principalmente quando há planos de viagem para o período. No mês de julho, milhares de pessoas já começam a contagem regressiva para colocar “o pé na estrada”. Os preparativos vão desde arrumar malas, até fazer reservas em hotéis, revisão no carro, decidir quem cuidará de plantas e animais de estimação na ausência da família, entre outras ações.

É nesse momento que não se pode deixar de lado o item segurança. Afinal, imóveis vazios podem ficar mais suscetíveis à ação de vândalos e ladrões. Porém, algumas atitudes preventivas podem favorecer uma viagem tranqüila e evitar surpresas desagradáveis na volta para casa. A Siemens Building Technologies, empresa de Sistemas de Alarme Monitorado 24 horas para residências, condomínios e estabelecimentos comerciais, dá algumas dicas:

>> Se você tem um sistema de segurança, teste todos os equipamentos para verificar se estão em pleno funcionamento. Mas não esqueça de seguir os passos indicados pela empresa de monitoramento para evitar alarmes falsos. Se detectar alguma falha ou tiver dúvidas, solicite um profissional da empresa responsável para fazer uma checagem e/ou manutenção.

>> Empregados devem ser orientados sobre o funcionamento do sistema de segurança (ativar e desativar alarmes) e ainda sobre eventuais atitudes que devem tomar em caso de ocorrência. Vale fazer um teste em conjunto, seguindo os procedimentos acordados com a empresa de monitoramento.

>> Suspenda entregas ou peça para alguém recolher revistas, jornais e correspondências. Seu acúmulo na frente da casa indica que o imóvel está vazio.

>> Tire da tomada equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos como forno de microondas, DVD e televisores. Além de evitar problemas como curto circuito e descargas elétricas, economiza energia.

>> Desligue o gás (o que inclui fogão e aquecedores).

>> Não deixe uma luz acesa ininterruptamente (noite e dia), pois isso indica que o imóvel está vazio.

>> Caso more em condomínio (vertical ou horizontal), não deixe as chaves na portaria.

>> Em caso de viagem longa, peça a um parente ou pessoa de absoluta confiança que passe no imóvel algumas vezes, se possível em horários distintos a cada dia, para checar trancas, portas e janelas.

>> Para ser avisado em caso de qualquer ocorrência, não esqueça de deixar telefones de contato com empregados, parentes e pessoas próximas.

>> Contate a Central de Monitoramento 24 horas para checar se sua ficha de providências está atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.