13/12/2012

Confira as dicas para montar um jardim em casa

Aqueles que não têm muito tempo para regar as plantas, a lança de São Jorge, palmeira rafis, pleomeles e pacova necessitam poucos cuidados

Fonte: ZAP Imóveis
Há espécie para cada tipo de ambiente (Fotos: Thinkstock)

Para criar um jardim, basta ter um cantinho livre na varanda, na cozinha, na sala de estar ou até na parede. No varejo, há uma série de materiais e utensílios que ajudam a trazer o verde para dentro das residências. Mas cada espaço necessita de uma espécie de planta. Confira as dicas sobre o assunto que o  ZAP Imóveis reuniu dos paisagistas Cadu Almeida e Lidiane Lourenço.

Segundo os especialistas, existem alternativas para aqueles que não têm tempo para as plantas, mas acham que a casa está precisando de um verde. Há espécies que desenvolvem mecanismos próprios para armazenar água. Em geral, as plantas de sombra não precisam ser muito regadas, pois não sofrem com a incidência direta do sol. Você pode usar as seguintes plantas: lança de São Jorge, palmeira rafis, pleomeles e pacova.

Flores necessitam de sol direto

Já as espécies que tem uma floração significativa necessitam de sol direto. Para locais de pouco sol, você terá apenas espécies de folhagens e de florações pequenas. Uma dica de espécie que se adapta bem a pouco sol é a orquídea, que pode ser encontrada no mercado com diferentes cores e tamanhos.

Se a casa tem cachorros ou gatos, o segredo está em adequar o jardim à realidade. Procure usar sempre plantas de médio e grande porte, como arbustos e árvores, mais difíceis de serem destruídas pelo animal. As pequenas podem ser com espinho. Deixe sempre um lugar para os cães brincarem. Um gramado funciona bem. Neste caso, a sugestão é procure mantê-los sempre bem cortados e adube com maior frequência.

Para os imóveis que sofrem de umidade do solo, em paredes e muros o ideial é o plántio de árvores para melhor a retirar a água do solo. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Escolha árvores nativas da região, pois além de atender à sua demanda, trará mais qualidade ambiental à região. Os bambus também cumprem esta função, mas, por se espalharem com muita facilidade, exigem cuidado em seu uso.

20 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se tem algum software pra planejar jardins, espaços verdes, fontes, com imagens, medidas, calculos de custos, etc…

  2. preciso de todas as informações pois adoro plantas,flores trabalho muito todas morrem logo,gostaria de ter minha casa e a frente da mesma com muitas plantas,bonitas,vivas

  3. adoro assunto de jardinagem ,gostaria que me enviassem dicas ,pois quero fazer um jardim de inverno na varanda.

  4. Parabéns pela iniciativaGostei demais das dicas, apesar de minhas plantas estarem precisando de adubo e tenho 2 cadelas que estão cavando muito, o jeito é fazer cercas.

  5. Quando o assunto é jardinagem até “viajo no tempo”.Gostaria de receber dicas e novidades… parabéns pelo seu trabalho.

  6. Your method of explaining the whole thing in this post is genuinely pleasant, all be capable of without difficulty know it, Thanks a lot.

  7. Torço para receber respostas, dedos cruzados..Tenho dois jardins de inverno na minha casa, um inclusive é dentro do meu quarto,moro na região norte, muito calor e sol todos os dias. Os dois jardins recebem sol durante o dia, que especies de plantas posso utilizar?

  8. Pena aqui no brasil encontramos poucas variedades de caladiun, pois são lindos e fácies de cuidar e desenvolvem bem em qualquer lugar iluminado. sugiro matéria sobre os mesmos. obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.