04/12/2015

Confira dicas para decorar o quarto de crianças alérgicas

Diversos objetos podem ser utilizados em substituição aos que acumulam poeira e, ainda, conferir mais charme ao ambiente

Fonte: Revista do ZAP

Quando pais e mães recebem o diagnóstico de que têm crianças alérgicas em casa, uma das preocupações principais é com objetos existentes no imóvel, principalmente no quarto. Pediatras aconselham a não colocar nesse ambiente coisas que agravem a alergia, como tapetes peludos.

+ Tema da festa do Príncipe George reproduz decoração do quarto

+ Conheça a decoração do quarto de cinco bebês famosos

“Tudo o que acumula poeira deve ser retirado. O quarto de uma criança alérgica deve ser clean, sem carpete, cortina e bichinhos de pelúcia”, aconselha o pediatra Hélio Krakauer.

Para o quarto ficar confortável é preciso que os itens sejam de fácil manutenção, apontam especialistas (Foto: Jamile Almeida)

Com tantas recomendações, muita gente tem receio de decorar esse espaço. Uma das dúvidas mais frequentes é: como decorar sem deixá-lo vazio? De acordo com o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, há várias formas de decorar um quarto de criança sem precisar usar itens que provoquem alergia e, de quebra, conseguir um bom resultado. Para dar mais vida ao ambiente ele recomenda a utilização de painéis fotográficos com imagem da criança, por exemplo.

“Outra dica é utilizar painéis de PVC na janela em substituição a cortinas e persianas”, diz. O PVC não junta pó e parece uma persiana, além de ser fácil de limpar. Basta passar um pano úmido.

Para quem não quer abrir mão do tapete, a dica é investir nos antialérgicos. “Casas especializadas em tapetes sob medida geralmente oferecem esses modelos com variedades de estampas que deixam o ambiente mais charmoso”, avisa Augdan. Tapetes antialérgicos possuem menos camadas de tecidos e, quando possuem pêlos, são em menor quantidade.

Para esse tipo de decoração o ideal também é que os móveis sejam revestidos de laminados e fórmicas porque são resistentes à limpeza diária (Foto: Jamile Almeida)

Os bichos de pelúcia não devem fazer parte da decoração e podem ser guardados em uma estante onde a criança tenha fácil acesso quando quiser pegá-los. “Uma dica interessante é investir em uma estante com portas de vidro. É uma forma de deixar os bichos de pelúcia expostos sem agredir a saúde, porém, deve-se ter cautela quanto a isso, pois vidro pode ser perigoso”, alerta o arquiteto.

Brinquedos de madeira são uma alternativa charmosa para compor a decoração do quarto, como trenzinhos, caminhões e até mesmo ursinhos de madeira.

Outra dica é utilizar painéis de PVC na janela em substituição a cortinas e persianas (Foto: Divulgação)

Para esse tipo de decoração o ideal também é que os móveis sejam revestidos de laminados e fórmicas porque são resistentes à limpeza diária.

Saiba mais

• Para o quarto ficar confortável é preciso que os itens sejam de fácil manutenção;

• O ideal para as paredes é aplicar papel lavável, pois permitem a limpeza com pano úmido;

• É recomendável que o piso do quarto seja laminado, de cerâmica ou porcelanato;

• O colchão, almofadas e travesseiros devem ter capas, preferencialmente de tecidos antialérgicos.

 

+ Faça você mesmo uma mesa de canto com papelão. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

+ Aprenda a passar fotos para madeira e transforme a peça em quadro

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

+ As 21 melhores dicas de decoração no estilo faça você mesmo

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. Olá,adorei as dicas,agora to mais tranquila etava desesperada porque,descobri a pouco tempo q a minha filha de 6 anos tem a sma,e tenho que reforma a casa e agora ja sei que móveis usar ..obrigado:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.