28/08/2016

Confira dicas para fazer um jardim perfumado

Algumas combinações de aromas podem dar um efeito todo especial

Fonte: O Globo

Jasmins, gardênias, laranjeiras… Alguns trechos da cidade são marcados pelos aromas de suas plantas. Que tal levar todo esse perfume para a sua casa? As paisagistas Ana Iath e Sônia infante dão dicas de algumas espécies para perfumar a varanda, o jardim ou um cantinho da sala. Algumas combinações de aromas podem dar um efeito todo especial

Jasmins, gardênias, laranjeiras… Que tal ter em casa o perfume dessas plantas? As paisagistas Ana Iath e Sônia Infante dão dicas de algumas espécies para perfumar a varanda, o jardim ou um cantinho da sala. Algumas combinações de aromas podem dar um efeito todo especial.

Escolha flores com aroma marcante (Fotos: Thinkstock)

Jasmins:
Esta família de plantas apresenta várias possibilidades de aromas. Para quem tem um imóvel com uma varanda pequena, aconselha-se um vaso com o jasmim-do-cabo. Essa planta de médio porte desabrocha suas flores brancas na primavera, exalando um perfume irresistível. Mas, se a varanda é espaçosa, o morador pode usar também trepadeiras, como o jasmim-dos-poetas, com floração entre o outono e inverno. Outra opção para quem mora em cobertura ou casa é uma linda árvore desta mesma família chamada jasmim-manga, que possui flores nas cores branca, rosa ou vinho.

Madressilva:
De perfume inigualável, a madressilva é uma trepadeira de florezinhas delicadas de coloração branca e amarela. Sua folhagem é verde escura e bastante densa. Cobre muito bem pérgolas, cercas, treliças, caramanchões e muros. Deve ser cultivada em lugares que recebam muito sol, em solo fértil, com boa adubação orgânica. E deve ser regada periodicamente, pois pode ela desidrata com facilidade, principalmente quando plantada em vasos. É tolerante ao frio e tem crescimento moderado.

Dama-da-noite:
Planta arbustiva com flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, muito conhecida pelo aroma que exala à noite. Por ter aroma muito forte, não deve ser plantada próximo a janelas ou portas da casa. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa. Também é importante saber que esta planta é tóxica, devendo se ter muito cuidado com animais e crianças. Ela precisa ser plantada no chão, e não em vasos.

Manacá-de-cheiro:
Esta planta é um arbusto ideal para locais de clima ameno. Precisa receber sol. Suas flores mudam de cor – inicialmente azuladas, tornam-se brancas com o passar do tempo. Seu cheiro também é muito forte, é bom evitar a proximidade com quartos.

Viburno:
Arbusto lenhoso, muito ramificado de caule escuro. Suas flores são miúdas, brancas, e de aroma suave. São indicadas para canteiros e podem ser usadas em vasos.

Murta:
Espécie arbustiva com muitos ramos bastante usada como cerca viva devido às suas folhas, que são bem resistentes. É muito usada em arranjos de decoração.

Rosas:
Seus aromas já foram declamados em versos e prosas. As roseiras devem ser cultivadas em locais que recebam sol e sejam arejados. O aroma é exalado durante todo o dia. Pode ser combinada com lavanda.

Ervas aromáticas possuem efeito aromático agradável

Ervas aromáticas:
Se espaço é um limitador para se ter um pouco de aroma natural em casa, tenha vasos com ervas aromáticas – além de cheirosas, elas podem ser usadas na cozinha: alecrim, manjericão, coentro, hortelã e lavanda são algumas delas. Uma dica: Coloque um sachê de alecrim ou lavanda fresca em sua gaveta de roupas ou em seu armário para obter um efeito agradável (acredita-se que o alecrim e a lavanda ajudam a aliviar o nervosismo).

31 Comentários

  1. Moro no interior de SP e minha cidade é rica no aspecto natureza . Por isso tudo que é relacionado a plantas me desperta interesse !!!

  2. Excelente matéria sobre plantas aromáticas! Estou fazendo o meu jardim e procurava saber mais sobre esse tipo de plantas. Já plantei roseiras e uma dama da noite, agora só preciso de um jasmim e de uma lavanda e, o meu pequeno paraíso ficará completo. Muito obrigada!

  3. Amei o artigo pois estou fazendo um jardim em casa e necessito de digas,pois só gosto de plantas que deem flores .Abraço fraterno

  4. Amo plantas, especialmente as cheirosa, conheço vizinhas que têm aquelas angélicas, são cheirosinhas demais, amo o cheirinho delas, tenho lírios, um jasmim cera que não tem cheiro, mas qdo coloca a florzinha é linda parece de cera, mas adorei a reportagem vcs ão o ouro, adoro jasmins um dia vou ver se consigo algum que cheire adoro cheiro de planta, tudo que nosso Deus cria é especial.

  5. gostaria de saber onde posso conseguir as sementes de plantas flores comestiveis.muito grata pela atenção;alessandra

  6. Quando a construção da minha casa estiver adiantada vou começar preparar um local para o jardim e o camaranchão, obrigado pelas dicas jardim é sinônimo de beleza, aroma e romantismo!Obrigado!

  7. Gostei muito destas dicas sobre sa plantas que exalam seus perfumes,porém não sei como consegui-las em Manaus estado do Amazonas e se elas viveriam no calor da minha terra.

  8. Amei o artigo,tenho uma sacada gr,com algumas flores e irei acrescentar,o jasmi-dos poetas e lavandaÉ um incentivo p/que nossas sacadas sejem floridas como na Europa que na primavera as sacadas são todas floridas.Parabéns pela matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.