14/03/2014

Confira dicas para realizar um casamento em casa

Saiba mais sobre o Home Wedding, estilo de cerimônia que cabe no bolso de quem tem pouco ou muito dinheiro

Fonte: Revista iCasei*
casar em casa pode ser uma boa ideia para quem tem pouco ou muito dinheiro (Foto: ThinkStock)
Casar em casa pode ser uma boa ideia para quem tem pouco ou muito dinheiro (Fotos: ThinkStock)

A moda de se casar na casa dos pais ou de parentes, que já é bem comum nos Estados Unidos, está chegando com força ao Brasil. O chamado Home Wedding é ideal para quem quer reunir a família e fazer uma cerimônia personalizada, com a cara dos noivos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A profissional Eloah Dias, da Wedding & Party Planner, diz que o casamento pode ser celebrado em qualquer área de uma residência. “Claro que aqueles que têm uma casa com um belo quintal ou jardim preferem que a festa seja feita nestes ambientes, mas não há restrição de local”, afirma.

Porém, a quantidade de convidados e a estrutura do imóvel – como o número de banheiros disponíveis para uso – podem pesar nessa decisão. Na opinião de Eloah, o Home Wedding, por ter uma essência mais intimista, é ideal para uma lista de até 60 convidados.

Confira dicas para realizar um casamento em casa
O jardim da casa costuma ser um dos locais favoritos dos noivos para a celebração do casamento (Foto: Shutterstock)

Decoração – Na hora de arrumar os detalhes da festa, a dica de Eloah é abusar de objetos, móveis e elementos decorativos encontrados dentro de casa, mas que tenham um significado especial. “É para abusar do armário da vovó, da sogra, da mãe e das tias. Um conjunto de louça da família, um móvel, sofá, algo vintage que foi usado no casamento dos pais ou qualquer peça da família é bem-vinda”, completa.

Confira dicas para realizar um casamento em casa
A sala da casa pode ser transformada em um cantinho especial para receber convidados

Economia – Ao optar pelo Home Wedding, os noivos podem cortar gastos que costumam pesar no bolso, tal como o aluguel de salão e igreja. Pensando em economizar ainda mais, eles podem recrutar parentes e amigos próximos para ajudar nas tarefas de decoração, em especial aquelas do estilo “faça você mesmo”.

Confira dicas para realizar um casamento em casa
Dá para utilizar as louças guardadas na decoração das mesas

Contudo, Eloah alerta que não se deve fazer a opção pelo casamento em casa pensando apenas na economia de dinheiro, pois alguns eventos deste tipo podem sair mais caros que as cerimônias tradicionais. “O Home Wedding não é uma proposta para servir ao orçamento baixo. Este tipo de casamento mais íntimo pode ser muito luxuoso, cheio de detalhes e sofisticado, o que irá elevar bastante esses custos”, observa a especialista.

O casal pode cortar custos de aluguel de salão e igreja ao optar por casar dentro de casa
O casal pode cortar custos com aluguel de salão e igreja ao optar pelo home wedding

O importante é que, com ou sem dinheiro, o Home Wedding pode ser uma ótima opção para os casais que estão rumo ao altar.

*Revista Icasei em parceria com a revista ZAP Imóveis.

8 Comentários

  1. Acho excelente pois quem tem casa com a área externa grande pode optar por esse tipo. Para que gastar uma fortuna se a sua residencia tem condições de suportar os convidados.

  2. No Brasil isso não é novidade, a muito tempo os casamentos por aqui são comemorados em casa salvo alguns que alugam salão de festas. Na minha família todos os casamentos foram celebrados em casa incluindo o meu e nada ficou tão caro o importante não é o luxo, mas a importância que o momento representa para ambas as famílias e os noivos.

  3. aqui no Brasil, vc abre sua casa pra festa e depois tem que fazer a lista das coisas que sumiram… fora tentar esconder muita coisa antes dos convidados chegarem kkkk

  4. Porque o que é moda no estrangeiro vira ” novidade” no Brasil.No Brasil eu cresci e me criei com casamentos, aniversários etc com festa em casa e feito em casa independente se era pobre ou classe média. Durante a semana familiares e amigos das familias se reuniam e cozinhavam, faziam doces – era festa antes da grande festa.Por favor não lancem uam tradicão (antiga) como novidade.

  5. Casei há 40a. Usei o vestido que minha mãe tinha usado em 1947 qdo casou. Um vestido lindo! Ela fez 2 bolos enormes e serviu guaraná e espumante! Agora fazem uma festa enorme, gasta-se fortunas e tem vez que não dura nada o casamento! se tivesse lugar aqui eu postava as fotos: a minha e a dela! bjão, Ava

  6. Bom estou com muitas dúvidas no casamento, como vai ser quem convidar mais vendo alguns posts aqui percebi que a melhor maneira é fazer a cerimônia em casa. O espaço ja tenho, a pessoa que vai fazer a decoração também será a minha madrinha os comes bebi minha mãe qui é maravilhosa na cozinha. Acredito que antes de tudo isso é ter a certeza se quero mesmo me casar. Mais olhando aqui percebo que muitas dúvidas me caíram pois ajudou muito dar essa pesquisada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.