26/10/2009

Confira os ambientes decorados com materiais reutilizáveis

Fonte: Revista ZAP

Preocupar-se com o meio ambiente pode sair caro, mas vale a pena ter uma casa com produtos ecológicamente correto. Eles são exclusivos e dão um ar de elegância para os ambientes. Confira os projetos de alguns profissionais brasileiros e faça um ambiente parecido na sua casa.   

Projeto de Samy Dayan (Foto: Divulgação)
Projeto de Samy Dayan para a Casa Cor (Foto: Divulgação)

O profissional Samy Dayan conta que na edição da Casa Cor de 2005 projetou uma mesa de estudos onde o tampo foi feito de material a base de tubos de pasta de dente reciclados). O tampo foi apoiado sobre três pés de acrílico colorido que formam três porta-lápis na parte superior. 

Este material também é usado na fabricação de telhas como alternativa para as telhas de fibrocimento, materiais de papelaria como capas de caderno e outros. “Existe produto de todas as faixas de preço. Mas genericamente falando, os produtos certificados pode custar um pouco mais. Por exemplo, um piso de madeira de demolição custa mais do que um piso de madeira comum.”, diz Dayan.

A Casa Cor deste ano de São Paulo e do Rio de Janeiro contou com diversos projetos sustentáveis – o assunto é tendência no ramo da decoração. Os arquitetos utilizaram telhados ecológicos, novidades em fibras e resinas naturais e apresentam materiais inusitados em novos usos.

A arquiteta Helena Viscomi projetou no Jockey Club de São Paulo um loft sustentável. A iluminação foi feita com LED, lâmpadas que garantem redução do consumo de energia. No revestimento de piso, paredes e móveis foram usados madeira de demolição recuperada de casarões antigos e que, após receber o devido tratamento, transforma-se em materiais capaz de dar charme ao ambiente, tornando-o ainda mais aconchegante. E para a reutilização de água, a arquiteta optou pela energia solar e instalou um reservatório, receptor de águas pluviais de pias e de drenagem de jardim, para que todo o volume recebido seja tratado e reutilizado para jardinagem e vasos sanitários.

Cozinha dos recém-casados, de Leila Degering e Paula Costa (Fotos: Divulgação)
Cozinha dos recém-casados, de Leila Degering e Paula Costa (Fotos: Divulgação)

Durante a mostra Morar Mais Por Menos que aconteceu no mês de setembro no Rio de Janeiro, os profissionais  mostraram soluções sustentáveis e charmosas para as cozinhas, consideradas o coração da casa. A dupla de arquitetas  Leila Degering e Paula Costa escolheram móveis de marcenaria com certificado e pela iluminação com LEDS que, “apesar de ter um preço mais elevado , podem reduzir o consumo de energia em até 98%”, explica Leila.

ENCONTRE IMÓVEIS NO ZAP:

LEIA MAIS:

COM MATERIAIS MAIS MODERNOS, AS COZINHAS GANHAM CURVAS SINUOSAS

VÍDEO: SAIBA COMO CUIDAR DO SEU JARDIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.