21/06/2010

Confira os cuidados para manter os tapetes com cara de novos

Fonte: O Globo
Limpar semanalmente o tapete com aspirador de pó é fundamental (Foto: Divulgação)
Limpar semanalmente o tapete com aspirador de pó é fundamental (Foto: Divulgação)

Com as baixas temperaturas das últimas semanas, os tapetes entram em cena para amenizar o frio. De quebra, dão um charme a mais no ambiente. Quem sofre com alergia, no entanto, acusa-os de acumularem poeira e agravarem as doenças respiratórias. Além disso, há moradores que reclamam que os tapetes ficam marcados pelos móveis e mancham quando cai alguma bebida ou comida. O Morar Bem pediu a ajuda de especialistas no assunto para informar os cuidados a serem tomados para que eles não causem dor de cabeça ao morador e fiquem com cara de novos por bastante tempo.

Marcelo Maksoud, diretor comercial da Santa Mônica Tapetes e Carpetes, explica, por exemplo, que nem todos os modelos soltam pelos:

“Apenas os tapetes de filamento curto, como os de lã, soltam pelos. Os de filamento longo, como o nylon, não soltam, porque cada fio é preso na base.”

Maksoud ressalta que o que provoca o processo alérgico não é o tapete, mas sim a sujeira. Portanto, é recomendável limpar semanalmente, com aspirador de pó, o tapete. Além disso, diz ele, é importante lavar a peça em lavanderias especializadas pelo menos uma vez por ano.

Para quem reclama que os móveis deixam marcas no tapete, o especialista esclarece que o grau de resiliência (capacidade que o filamento tem de voltar ao lugar) varia de acordo com a qualidade do fio. Ou seja, as melhores peças têm alta capacidade de voltar à posição original, mesmo depois de um longo tempo sendo pressionados.

E quando alguma bebida ou alimento cai sobre o tapete, como evitar manchas? Sócia da Avanti, Márcia Bergmann diz que o segredo é usar produtos com PH neutro. Segundo ela, não é necessário comprar nenhum tipo de produto especial:

“Pode-se usar sabão, detergente ou mesmo xampu, desde que ele seja neutro. O correto é fazer um pouco de espuma e aplicar sobre o local afetado.”

Para quem é alérgico e fica preocupado de que o uso frequente do aspirador de pó danifique o tapete, Márcia Bergmann informa que a chave é usar o bocal adequado. Hoje, diz ela, já há aparelhos com filtros que conseguem reter partículas muito pequenas. Outro ponto importante da conservação é evitar que a sujeira chegue ao tapete, limpando bem os pés antes de entrar em casa ou mesmo tirando os sapatos antes de pisar nele.

“Não se deve escovar o tapete, porque uma cerda dura pode danificar o produto. Não recomendo também limpeza a vapor, porque a alta temperatura pode danificar o material, mesmo quando feita por uma empresa especializada.”

LEIA MAIS:

PREPARE SUA CASA PARA O BICHO DE ESTIMAÇÃO

DICAS PARA ARRUMAR QUADROS PELOS AMBIENTES

JARDINS DE INVERNO EM VERSÕES QUE SE ADAPTAM A AMBIENTES BEM DIFERENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.