12/04/2013

Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

A escolha de materiais adequados permite que a sujeira não fique impregnada nas paredes, chão e outros ambientes

Fonte: ZAP Imóveis

Quem trabalha o dia inteiro e se divide em tarefas como ir ao supermercado, buscar o filho na escola, cozinhar, lavar e passar, entre inúmeros outros afazeres, quer praticidade para cuidar do lar. Eleger os materiais certos para colocar em casa ajuda a diminuir as horas gastas em limpeza e permite mais tempo livre para cumprir outros compromissos e para o lazer.

A escolha do revestimento adequado facilita a rotina de quem cuida da casa, portanto é uma boa ideia evitar aqueles que não favorecem a limpeza. “Os pisos que têm brilho refletem a sujeira, assim como os muito claros podem denunciar rapidamente um fio de cabelo, por exemplo”, alerta a arquiteta Adriana Victorelli.

Piso vinílico é perfeito para a sala

Com a ajuda da especialista, mostramos aqui 10 tipos de revestimentos que são fáceis de limpar, em diferentes ambientes. Confira:

1) Piso da sala – O piso vinílico é perfeito para este ambiente, uma outra opção é o piso cerâmico. Segundo Adriana, este revestimento apresenta boa tolerância à água e produtos químicos. “Os laminados têm ótimo custo, mas não oferecem tanta resistência à umidade. Se passar um pano úmido sem enxugar o chão direito, os cantos podem estufar”, diz a especialista.

A resistência do porcelanato combina com a cozinha

2) Pisos para cozinha O piso porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar. “A própria composição da porcelana já indica que pode utilizar produtos de limpeza neste revestimento, pois ele não fica danificado e não apresenta problema com a umidade”, afirma Adriana.

A arquiteta lembra que os porcelanatos retificados (aqueles que têm a borda reta) são melhores porque ele não marca o rejunte, portanto a sujeira não fica impregnada.  “Cores claras devem ser evitadas, já que a cozinha é um ambiente em que pode haver respingo de líquidos e onde há circulação de muitas pessoas, o que pode marcar as pegadas”, ressalta a profissional.

Na bancada da pia, invista no granito em vez do mármore

3) Bancada da pia da cozinha – O granito é mais fácil de limpar do que o mármore, de acordo Adriana, pois o segundo é uma pedra mais “mole”, que começa a ter fissuras e rompe com facilidade.

“O granito de cor mais escura é mais adequado, pois não mostra tanta sujeira enquanto tem um aspecto visual legal”, opina a profissional. A arquiteta reforça que este material em uma tonalidade clara mancha com facilidade.

4) Banheiro – Por causa do vapor, o ideal é optar por peças maiores que sejam retificadas. “O rejunte epóxi é impermeável e tolera a umidade”, diz Adriana. A especialista recomenda revestimentos em cerâmica e porcelanato. As pastilhas de vidro, segundo ela, como têm muito rejunte, fica com um aspecto escurecido em alguns pedaços, com o tempo.

5) Quarto de brincar – Aqueles que têm um espaço próprio para os pequenos brincarem, podem investir em lonas de vinil para colocar no chão. “Elas podem ser aplicadas por cima da madeira”, orienta a profissional. Tal material recebe uma camada de manta acrílica no meio, o que deixa o piso macio para reduzir as chances de um machucado.

Para Adriana, pisos vinílicos também são ótimas alternativas. “A prioridade é oferecer conforto térmico e segurança à criança”. Segundo a especialista, álcool pode ser utilizado para limpar o revestimento. “Com isso, é possível tirar as manchas de canetinhas”, observa.

6) Quintal – É importante escolher um piso para o quintal e piso para garagem que não seja escorregadio. “Peças cerâmicas e tecnocimento, que é um cimento queimado, são interessantes para esta área. Revestimentos em granelites também podem ser aplicados”, recomenda a especialista.

É importante estar atento ao índice de resistência de atrito. Ele deve ser alto para evitar o desgaste do piso quando é esfregado, no momento da limpeza. É possível encontrar esta informação na embalagem do produto.

7) Piscina – Existe uma peça que parece pedra pome, que é a pedra hijau. “Ela não acumula lodo e o atrito é bom”, afirma Adriana. A arquiteta diz que a manutenção pode ser feita com uma escovinha e outros passos tradicionais usados para limpar a piscina. O revestimento está disponível nas cores verde e preto.

8) Cadeiras da varanda – Por bater muito vento e estar sujeita ao sol e chuva, as cadeiras mais apropriadas para este ambiente é a de fibra sintética. “Além de ter um apelo ecológico e estético, elas são fáceis de ser mantidas limpas”, diz Adriana.

9) Sofá da sala – Quem tem criança em casa e sofá de tonalidade clara sabe o quanto a combinação pode causar um desastre em termos de sujeira. “Quem não quiser colocar uma capa, há uma camurça sintética que recebe tratamento de teflon e fica impermeável”, conta a arquiteta. Portanto, se um suco for derramado no sofá, basta passar um pano , pois o tecido não absorve o líquido. Adriana lembra que o jogo de luz que a camurça provoca também ajuda a disfarçar a sujeira.

Tinta acrílica, como esta antibactéria da Suvinil, é mais fácil de limpar

10) Tinta – A parede também precisa de cuidado especial e a arquiteta recomenda o uso de tinta acrílica. “Ela é bastante resistente à água, portanto não fica danificada na hora de ser limpa”, diz Adriana.

23 Comentários

  1. Achei muito interessante vcs poderiam mandar mais matérias como esta, inclusive estou pessando em contruir no litoral nordestino uma casa ecológicamente correta dá pra me dar algumas dicas?

  2. Duvidas:Para piso de sala e quartos vinílico, qual a altura do mesmo e marcas q são boas, são caros eu sei.Qto a cozinha e banheiro recomenda porcelenato, mas sem brilho, certo?No banheiro nem umas fileiras de pastilhas vc não recomenda?Cor para piso porcelanato ou não qual recomenda para azulejos brancos e granito preto pia e bancada? Aguardo e agradeço Ana

  3. adorei as dicas dos revestimentos,estou comprando um apto.aqui em S.Paulo(estou vindo da Bahia) e achei maravilhosas,vou usar todas

  4. Boas diretrizes! Dica: Contrate um bom Arquiteto! Certamente terá bons resultados estéticos e funcionais, otimizando os recursos disponíveis!

  5. Gostei muito das dicas. Continuem enviando matérias desse tipo, ajuda-nos muito. Quanto a esse tecno-cimento, ele é bom para ser usado no quintal ? ao tempo ?escorrega ?Grata.

  6. Eu tenho piso vinílico em meu apto. há mais de 25 anos, inclusive na cozinha e área de serviço. Recomendo, pois é excelente até para manter a higiene dos meus inúmeros felinos!O meu é Decorflex de 2mm, já existem no mercado de 3mm +- e é o que vou colocar na minha casa que esta sendo reformada!

  7. Vou reformar minha sala.Minha opção é por carpete de madeira (sistema “click”). Já me disseram que faz barulho e estufa. É verdade ?Grata.

  8. eu achei perfeito essas dicas de como reformar u m imovel mas quanto a capa para sofas e dificil encontrar algum que fique com aparencia perfeita pois nao sao fabricados sob medida. agradeceria se informa se lugares para ser adquiridos.

  9. Parabens todos..Foram informaçõe de grande valor! Estou chegando ao Brasil e fiquei realmente maravilhado com a !dicas”Espero contar sempre com srs!

  10. Boa noite minha cozinha e toda branca.e tem uma mureta de um aproximadamente 130 de altura por 180. queria colocar um revestimento diferente pode me ajuda com uma ideia.

  11. muito boa matéria, gostaria de saber mais sobre porcelanato líquido.estou terminando meu ap e tenho muitas duvidas mas queria muito colocar.abçs

  12. Olá, Saidy! Sugestão anotada e repassada para nossa equipe! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.