12/08/2013

Conheça 11 construções com fachadas multimídia impressionantes

Conheça 11 construções com fachadas multimídia impressionantes

Fonte: Revista do ZAP

O primeiro lugar do ranking da empresa alemã Emporis pertence à fachada do estádio Allianz Arena, em Munique

As fachadas multimídia se consagraram como integrantes das grandes metrópoles do século 21, trazendo cor e luz para os espaços urbanos. Antes conhecidas apenas como meios de divulgação de propagandas, as fachadas multimídia são hoje consideradas difusoras de mensagens artísticas e sociais e transformam os prédios em verdadeiras telas. A empresa alemã Emporis, que reúne dados sobre construções de 190 países, fez uma lista com as 10 fachadas multimídia mais impressionantes do mundo. Confira:

Em primeiro lugar no ranking está a fachada do estádio Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. Finalizada em 2005, a casa do famoso time de futebol Bayern é rodeada por 2.760 células que compõem a fachada multimídia e oferecem um espetáculo de luz e cor.

fachadas multimídia

Foto: Jeffrey Herschel

 

A segunda posição ficou com o Centro de Creatión Contemporánea, em Córdoba, na Espanha. O prédio abriga um museu e um centro de exposições artísticas e foi finalizado em 2012.

fachadas multimídia

Foto: 2012/13 Robert Halbe by courtesy of Nieto Sobejano Arquitectos

 

Já o terceiro lugar pertence à fachada do hotel e cassino Grand Lisboa, em Macau, na China. O prédio de 261 metros de altura e 58 andares foi inaugurado em 2007.

fachadas multimídia

Foto: Michiel van Dijk

 

A fachada chamada Crystal Mesh, do centro de entretenimento Iluma, em Cingapura, fica com a quarta posição do ranking. Durante o dia, essa fachada de 5 mil metros quadrados envolve o prédio como um manto de cristais brilhantes. À noite, a construção se transforma em uma gigantesca escultura animada.

fachadas multimídia

Foto: 2008/09 realities:united, Berlin

 

Em quinto lugar está a fachada chamada BIX. O nome é uma combinação de duas palavras, ‘big’ (‘grande’ em inglês) e ‘pixels’. A fachada pertence ao museu de arte Kunsthaus Graz, em Graz, na Áustria.

fachadas multimídia

Foto: 2003 Landesmuseum Joanneum

 

A Biblioteca Nacional da Bielorrússia é dona da sexta posição da lista. O prédio de 22 andares foi finalizado em 2006.

fachadas multimídia

Foto: Jonathan Wolfson

 

Em sétimo lugar, por sua vez, está a fachada Mediamesh do terminal de ônibus Port Authority, em Nova York, nos Estados Unidos. A fachada de 6 mil metros quadrados é composta por um tecido de aço inoxidável com luzes de LED embedadas e que permanece transparente para quem olha de dentro do prédio para fora.

fachadas multimídia

Foto: Hudconja

 

A oitava posição pertence à fachada da Post Tower. O prédio possui 41 andares e está localizado em Bonn, na Alemanha.

fachadas multimídia

Foto: Deutsche Post AG

 

A fachada da Tower of Winds, em Yokohama, no Japão, fica em nono lugar. A estrutura reage ao meio externo e, dependendo da luminosidade, quantidade de ventos e temperatura, projeta diferentes imagens em seus pontos de luz.

fachadas multimídia

Foto: Wiiii

 

O décimo lugar pertence ao GreenPix, o maior display de LED colorido do mundo e a fachada do empreendimento Xicui Entertainment Complex, em Pequim, na China. Células fotovoltaicas coletam energia solar durante o dia e acendem as luzes à noite.

fachadas multimídia

Foto: Zhou Ruogu Architecture Photography

Por fim, na 11ª posição, está a fachada do hotel YAS. O empreendimento foi construído ao lado da pista de Fórmula 1 Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

fachadas multimídia


Foto: Asymptote Architecture

Leia mais:
>> Veja as 10 construções mais caras do mundo
>> Saiba quais são os 10 hotéis mais altos do mundo

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.