24/09/2014

Conheça 7 pepinos que podem estar invisíveis em sua obra

Evite problemas e saiba o que deve ser questionado durante uma reforma

Fonte: 100 Pepinos*

Obra é muito mais do que a gente consegue ver. Por baixo das paredes bem feitas e do piso novinho podem estar escondidos pepinos que vão tirar seu sono. Conheça quais são e fique atento pra evitar que eles aconteçam.

+ Arquiteto dá seis dicas para quem quer construir uma área de lazer em casa

+ Veja os 10 erros mais engraçados da construção

1. Impermeabilização: pular esta etapa não significa economizar

Impermeabilize todas as partes da casa em contato com o solo ou com a água! Se na hora de construir você escolher um bom profissional para aplicar produtos adequados o gasto com impermeabilização vai ser próximo de 2% do valor da obra. Se for arrumar as infiltrações que surgirem depois de pronto a impermeabilização pode chegar até a 15% do custo total da obra. Você vai ter que quebrar, descascar e tratar.

Impermeabilização é importante para que a parede não fique neste estado (Foto: Reprodução/100 Pepinos)
Impermeabilização é importante para que a parede não fique neste estado (Foto: Reprodução/100 Pepinos)

2. Estrutura: essa é uma questão de segurança

Estrutura é coisa séria e deve ser bem dimensionada e executada por bons profissionais. Se os pilares e vigas forem insuficientes sua casa pode até desabar. Também não é seguro sair quebrando paredes sem ter certeza se ela é um elemento que dá estrutura e suporte para a casa. Atenção: muitos prédios novos têm sido construídos em alvenaria estrutural, ou seja, é a própria parede que sustenta e dá estrutura. Se quebrar, o prédio pode até desabar.

Estrutura é uma coisa muito série. Rachaduras como esta devem ser solucionadas o quanto antes (Foto: Shutterstock)
Estrutura é uma coisa muito série. Rachaduras como esta devem ser solucionadas o quanto antes (Foto: Shutterstock)

3. Contrapiso e base da parede: você não quer refazer tudo e perder seu revestimento novinho, quer?

Seja qual for o acabamento de piso ou parede que você escolher, ele deve estar sobre uma base muito firme, se não ele vai soltar, trincar, e você vai gastar mais dinheiro. No chão, essa base se chama contrapiso e, na parede, a base é feita pela dupla chapisco + reboco. Ela fica coberta pelo piso, pelo azulejo ou pintura. Preste atenção na qualidade da base – que deve estar firme, coesa e áspera – antes de instalar tudo.

Contrapiso deve estar firme e bem nivelado (Foto: Laura Figueiredo/100 Pepinos)
Contrapiso deve estar firme e bem nivelado (Foto: Laura Figueiredo/100 Pepinos)

4. Hidráulica: vazamento é um problemão!

Tenha em mãos o projeto de hidráulica que define o local que ficará cada cano com altura, diâmetros, material e, às vezes, até especificação de marca dos tubos e conexões. Siga o projeto ou anote o caminho da tubulação.

Compre material de qualidade e use conexões nas mudanças de direção. Mas, procure usar poucas conexões. Elas diminuem a pressão da água e podem criar pontos que acumulam água e ar e causar vazamento.

E não se esqueça: teste as instalações antes de fechar o piso e a parede e ficar tudo invisível.

Vazamento é um problema chato de se resolver (Foto: Shutterstock)
Vazamento é um problema chato de se resolver (Foto: Shutterstock)

5. Elétrica: cuidado pra não botar fogo na casa!

Atenção ao dimensionamento das instalações elétricas. Se forem mal dimensionadas e mal feitas, podem causar incêndios e choques graves. Garanta que a caixa de distribuição de energia tenha disjuntores específicos para tomadas de uso comum, para lâmpadas e, principalmente, para o chuveiro. Não aceite gambiarras, nem permita improvisos.

A parte elétrica é também uma questão de segurança. Não aceite gambiarras (Foto: Laura Figueiredo/100 Pepinos)
A parte elétrica é também uma questão de segurança. Não aceite gambiarras (Foto: Laura Figueiredo/100 Pepinos)

6. Esgoto: mau cheiro na casa ninguém merece!

Não deixe que o instalador esqueça alguns componentes essenciais para a qualidade da instalação de esgoto. Exija caixas de inspeção, caixa de gordura, ralos sifonados e tubo de ventilação. Nas caixas de inspeção são ligados os canos de esgoto de toda a casa. Ela facilita a manutenção e evita quebra-quebra depois. Na cozinha, a caixa de gordura ligada ao esgoto da pia impede que os tubos fiquem entupidos com a gordura. Nos banheiros, os ralos sifonados impedem que os gases mal cheirosos entrem no ambiente e o tubo de ventilação manda estes gases para longe de sua casa!

7. Água de chuva: é importante conduzir para o lugar certo e não misturar com o esgoto.

Atenção: água de chuva e esgoto devem ter caminhos separados. Direcione a água que escorre pelo telhado para as sarjetas para que ela vá para a galeria de água pluvial. O esgoto tem uma tubulação separada, que segue para a estação de tratamento de esgoto.

Calha no telhado é importante para deixar que a água da chuva caia no lugar adequado (Foto: Shutterstock)
Calha no telhado é importante para deixar que a água da chuva caia no lugar adequado (Foto: Shutterstock)

Aproveite essas dicas pra checar se está tudo bem na sua casa!

 

+ Vai fazer obras em casa? Confira o manual da reforma perfeita

+ Morador deve seguir norma da ABNT para reformar. Conheça as regras

+ Casa feita em impressora 3D pode virar realidade

+ Aconchegante, piso térmico espanta o frio da sua casa

+ 12 dicas simples para quem deseja ter uma casa sustentável

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

17 Comentários

  1. Elogio suas “dicas” ;como são simples e importantes!Gostaria receber- 1º) informações s/os vários tipos de trincas e como solucioná-las:quais produtos e como aplicá-los? ; 2º)Qual o melhor verniz para uso em madeira de fachada? ; 3º)qual o melhor tipo de diluente e maneira de diluir o verniz para ser usado na forma de “spray”- e não com pincel ou trincha e finalmente: qual é o diluente adequado para o produto impermeabilizante “Impertop” – pergunto porque gastei 5 trinchas para passa-lo, ao natural, numa parede! Muito obrigado e ficarei à espera das respostas. J.Fernando Brandão.

  2. gostaria de saber como fazer uma coluna para segurar um pe direito dentro da sala. Pois se vc puder fazer uma visita ate ao local para verificar agradeço.

  3. com certeza,se eu tivesse pesquisado tudo isso antes de construir,nao teria enfrentado todos esses pepinos feitos por pedreiros,eletricistas e encanadores fajutos de quinta!!!

  4. depende josileia almeida, tem rachaduras que são superficiais,não compromete a estrutura, mais só um profissional fazendo uma vista pode informar melhor.

  5. olá,eu estou com um problemão,eu moro em um cond.á 25 anos as paredes do lado de fora,do meu quarto,e do quarto da minha filha,estão com filtrações eu não tenho mais á recorrer,eu já falei com todos os sindicos e subsindicos e o problema não é resolvido eu mando arrumar e volta tudo novamente o meu pedreiro falou que por causas dessas rachaduras que tem p lado de fora,não adianta consertar p lado de dentro que volta tudo novamente.as paredes ficam pretas por causa da umidade.eu sei que não estou no caminho certo,mais gostária que vcs me indicasse á onde eu posso ir p eu reslver isso.eu estou pensando em pegar um adv.entrar com um processo com o sindico atual,e o cond.isso,que as paredes foram feitas com areia de praia.obrig.espero retorno.

  6. muito boa estas dicas para quem vai construir ou fazer reformas.Espero receber por email mais informações, pois estou adquirindo um lote para construir e gostaria de não ficar com nenhuma duvidas. atenciosamente

  7. Meu pedreiro instalou o esgoto do vaso do meu banheiro mto longe da parede,qndo mandei colocar o vaso acoplavel,a caixa ficou mto longe,e agora…..ja ta tdo revestido o banheiro e eu nao sei o aue fazer,me ajuda pfv..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.