17/02/2014

Rio de Janeiro: Conheça a história de Botafogo

O bairro hoje em dia é predominantemente ocupado por prédios residenciais

Fonte: Revista do ZAP

Botafogo Bairro: Conheça a história do bairro Botafogo e saiba um pouco mais sobre essa famosa localidade da zona sul carioca.

O bairro, que tem o mesmo nome de um dos times mais conhecidos do País, fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. O local é muito conhecido pela imagem da Enseada de Botafogo com vista frontal para o morro do Pão de Açúcar. Também é marcado pela presença de muitos estabelecimentos comerciais, como escolas e clínicas.  Também há muitas ofertas de imóveis em Botafogo.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Durante todo o século 18, Botafogo fazia parte de uma área rural de São João Batista da Lagoa. Mas, seu nome veio antes. Em 1950, José Martins Barroso, proprietário de terras em Copacabana vendeu o terreno para um amigo chamado João Pereira de Sousa, mas conhecido como “Botafogo”, desde que foi chefe da artilharia do famoso Galeão Botafogo.

Rio de Janeiro: Conheça a história de Botafogo
A região é marcada pela presença de muitos estabelecimentos comerciais, como escolas e clínicas (Foto: Thinkstock)

O local também foi muito procurado por nobres, na época da chegada da Família Real, em 1808, para poder fixar suas residências. A partir de 1851, passou a sediar regatas oficiais na Enseada e no princípio do século 20, foram instalados os clubes de futebol: Botafogo e Fluminense e um Automóvel Clube.

O bairro hoje em dia é predominantemente ocupado por prédios residenciais. Localizado entre as encostas do Corcovado e de Copacabana, com 4,84 km², Botafogo é conhecido também como um grande corredor de passagem daqueles que se deslocam do Centro da cidade para as demais áreas da Zona Sul e Barra da Tijuca.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: Conheça a história do bairro Flamengo

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.