26/02/2014

São Paulo: Conheça a história do bairro Bela Vista

Bairro é tradicionalmente conhecido pelas suas inúmeras cantinas, bares e outras casas do ramo voltadas à culinária italiana

Fonte: Revista do ZAP

A Bela Vista é um distrito situado na região central da cidade de São Paulo. Dentro de seus limites estão localizadas algumas das mais importantes atrações paulistanas – como o lendário bairro do Bixiga, com suas cantinas, teatros e festas populares, e o Museu de Arte de São Paulo. Abriga também a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, referência no ensino de administração de empresas no Brasil.

bairro bela vista
Bairro abriga o Museu de Arte de São Paulo (MASP), uma das mais importantes atrações paulistanas (Foto: Divulgação)

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Ferramenta informa o preço estimado do seu apartamento

O distrito é atendido pela linha linha 2 (linha verde) do metrô e futuramente será também coberto pela linha 6 (linha laranja). O romance Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai, se passa no bairro Bela Vista SP.

A Bela Vista apresenta um grande contraste social, tendo famílias de classe média alta no Morro dos Ingleses, nas proximidades da Av. Paulista, e famílias mais pobres na região chamada de Bixiga.

A região faz divisa, ao norte, com a Ligação Leste-Oeste; ao leste, com a Avenida Vinte e Três de Maio; ao sul com o Viaduto do Paraíso e a Rua do Paraíso; a Sudoeste e Oeste com a Avenida Bernardino de Campos, Praça Osvaldo Cruz e Avenida Paulista; a oeste e noroeste com as ruas Frei Caneca e Avanhandava.

Atrações do Bairro Bela Vista São Paulo

O bairro da Bela Vista é tradicionalmente conhecido pelas suas inúmeras cantinas, bares e outras casas do ramo voltadas à culinária italiana. Mas assim como seus domínios chegam até a região da Paulista, suas opções de lazer também vão muito além.

bairro bela vista sp
Jardim da Casa das Rosas (Foto: Portal do Governo de SP)

A rua 13 de maio, por exemplo, é endereço do tradicional clube noturno Glória e do curioso bar Ludus, no qual ficam disponíveis aos clientes jogos de tabuleiro que já animaram muitas tardes de diversas gerações.

Na região fica o Museu dos Óculos, que provavelmente muitos paulistanos nunca viram. Para comprar, a pedida são as feirinhas, tanto de antiguidades quanto de produtos manufaturados.

Entre as feiras estão a da Praça Dom Orione, tomada por barracas de antiguidades, LPs e roupas usadas aos domingos, e a Feira de Antiguidades da Paulista, realizada no vão-livre do MASP, com vários antiquários que comercializam peças de decoração, joias e obras de arte.

Outra atração é o Espaço Cultural Fundação Japão, localizado no prédio aos fundos da Casa das Rosas, que tem como destaque sua rica biblioteca com diversos títulos sobre o Japão (literatura, história, artes e cultura no geral).
Conheça outras atrações desse e outros bairros de São Paulo no Minha Sampa

 

 

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.