23/03/2012

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes

Fonte: Revista do ZAP

Bairro Recreio Rio de Janeiro: Conheça a história do bairro recreio e saiba porque a região cresceu tantos nos últimos anos

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Recreio dos Bandeirantes (Fotos: Divulgação)

A linha do tempo do bairro Recreio dos Bandeirantes, ou simplesmente Recreio, como é mais conhecido, é recente. No início a região era um grande areal, a vegetação era de restingas e havia pântanos, por isso a área ficou por muito tempo isolada.

O loteamento da região foi realizado em 1959, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes contratou Sérgio Castro para planejar e vender os terrenos da área. O primeiro acesso ao bairro era feito pela estrada Pontal. Posteriormente foi aberto um caminho de terra que passava pela praia. Esse caminho foi asfaltado no fim de 1950, dando origem à Avenida Litorânea, atual Avenida Sernambetiba. Em 1970, foi construída a estrada Rio-Santos que foi duplicada fazendo surgir a Avenida das Américas.

O bairro está localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e possui esse nome porque, no início, muitos paulistas adquiriram terras na região para construir casas de veraneio. Os bairros Camorim, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari e Barra de Guaratiba fazem divisa com o bairro Recreio Rio de Janeiro. Conheça algumas ofertas de imóveis do Recreio do Bandeirantes.

Há duas décadas a região era a preferida para abrigar casas de veraneio. Hoje, de acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o Recreio registra uma valorização de 20% e é um dos bairros mais procurados da zona oeste do Rio.

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Região tem metro quadrado valorizado

Muitas construtoras apostam no potencial do bairro e planejam construir novos empreendimentos no local. A maioria dos lançamentos são voltados para a classe média e média alta. O preço médio do metro quadrado na região, segundo o FipeZAP,  chega a R$ 5.600.

A infraestrutura do bairro melhorou muito. A região conta com a Linha Amarela, aumento das linhas de ônibus e contará com a estação do metrô na Barra. Existem grandes shoppings, hipermercados, colégios, universidades, bares e restaurantes. O setor de comércio e serviços é desenvolvido.

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Parque Chico Mendes

O bairro possui as praias mais limpas, bonitas e reservadas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, Prainha e Praia do Abricó (praia de nudismo). A região abriga também o Parque Chico Mendes, o Parque Marapendi além de praças e bosques. Além disso, muitos surfistas frequentam a Praia do Recreio que também sedia campeonatos de bodyboard e gravações da TV Globo e Rede Record.

LEIA MAIS:

Imobiliárias apontam as ruas prediletas de quem quer comprar imóvel em quatro regiões do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.