23/03/2012

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes

Fonte: Revista do ZAP

Bairro Recreio Rio de Janeiro: Conheça a história do bairro recreio e saiba porque a região cresceu tantos nos últimos anos

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Recreio dos Bandeirantes (Fotos: Divulgação)

A linha do tempo do bairro Recreio dos Bandeirantes, ou simplesmente Recreio, como é mais conhecido, é recente. No início a região era um grande areal, a vegetação era de restingas e havia pântanos, por isso a área ficou por muito tempo isolada.

O loteamento da região foi realizado em 1959, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes contratou Sérgio Castro para planejar e vender os terrenos da área. O primeiro acesso ao bairro era feito pela estrada Pontal. Posteriormente foi aberto um caminho de terra que passava pela praia. Esse caminho foi asfaltado no fim de 1950, dando origem à Avenida Litorânea, atual Avenida Sernambetiba. Em 1970, foi construída a estrada Rio-Santos que foi duplicada fazendo surgir a Avenida das Américas.

O bairro está localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e possui esse nome porque, no início, muitos paulistas adquiriram terras na região para construir casas de veraneio. Os bairros Camorim, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari e Barra de Guaratiba fazem divisa com o bairro Recreio Rio de Janeiro. Conheça algumas ofertas de imóveis do Recreio do Bandeirantes.

Há duas décadas a região era a preferida para abrigar casas de veraneio. Hoje, de acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o Recreio registra uma valorização de 20% e é um dos bairros mais procurados da zona oeste do Rio.

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Região tem metro quadrado valorizado

Muitas construtoras apostam no potencial do bairro e planejam construir novos empreendimentos no local. A maioria dos lançamentos são voltados para a classe média e média alta. O preço médio do metro quadrado na região, segundo o FipeZAP,  chega a R$ 5.600.

A infraestrutura do bairro melhorou muito. A região conta com a Linha Amarela, aumento das linhas de ônibus e contará com a estação do metrô na Barra. Existem grandes shoppings, hipermercados, colégios, universidades, bares e restaurantes. O setor de comércio e serviços é desenvolvido.

Conheça a história do bairro Recreio dos Bandeirantes
Parque Chico Mendes

O bairro possui as praias mais limpas, bonitas e reservadas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, Prainha e Praia do Abricó (praia de nudismo). A região abriga também o Parque Chico Mendes, o Parque Marapendi além de praças e bosques. Além disso, muitos surfistas frequentam a Praia do Recreio que também sedia campeonatos de bodyboard e gravações da TV Globo e Rede Record.

LEIA MAIS:

Imobiliárias apontam as ruas prediletas de quem quer comprar imóvel em quatro regiões do Rio

13 Comentários

  1. QUE ABSURDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!! A PRIMEIRA FOTO ,DADA COMO RECREIO DO BANDEIRANTES ,MOSTRA PARTES DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS ,COPACABANA,IPANEMA E JARDIM DE ALAH …NOTA ZERO PRA VOCES.

  2. gostaria de receber detalhes sobre lançamentos e vendas de apartamentos em Vargem Grande, ou Recreio dos Bandeirante.Isaltino

  3. Muito se falou do recreio dos bandeirantes, mas não sei como conseguiram esquecer da favela TERREIRÃO, que caminha para ser a maior favela do rio de Janeiro.

  4. Realmente, esta foto nada tem a ver com a orla do Recreio dos Bandeirantes, a parte habitada é mais larga, e há muitas casas construídas desordenadamente por invasão.

  5. Trabalhei no inicio do ano 2000 vendendo os ultimos terrenos e os primeiros lançamentos imobiliario, lembro que já naquela época não havia sistema de esgoto e o cheiro era muito forte, recentemente voltei e vi seu crescimento, mas lamentei porque pouco se fez a nível de infraestrutura, é uma pena se o Recreio a exemplo da Barra não fizer nada para preservar sua qualidade de vida.

  6. O RECREIO DOS NNDEURANTES ERA UM AREAL DE UM LADO E DO OUTRO UM PÂNTANO . ATÉ AÍ ESTÁ CERTO ; fICA FALTAMDO A VERDADEIRA HISTÕRIA DA DOAÇÃO DOA ÁREA AOS OIKPUTICOS COMANDADOS PELO SENHOR ASSIS CHATEAUBRIan e nais alguns senasdores e deputados da paraíba, essa doação foi decorrente do investimento a diretpria do banco do distrito federal = rua da assembleia 72-ao pior presidente gaspar dutra .Dutra ganhou a eleição e e o banco dirigido pelo dr Daraut Hernani de melo e silva e seus sócios senadores e deputado da família amado , gilsom e demais amados não resistiu depois de uma greve a uma corrida ,dos correntitas que desconfiaram que o banco estava inadimplente . o banco acabou e mais tarde o Marechal gaspar dutra cedeu aos senadores e deputados paraibanos tendo a frente o jornalista assis chateuabriand toda a áres do do Recreio que foi dividida em três glebas e loteada com grande estardalhaço pela imorensa da éoica – Rádios e jornais associados e no maior loteamento existente ; no rio tudo muito bonito no papel mas poucis se aventuraram ; Um canadense comprou uma gleba enorme que é hoje o terreirão e o resto se perdeu em usucapião pro Pasquale mauro e demais aventureiros . até 1960 a barra era quase yn oasi desértico e o recrei só rinha im restaurante -ancora- onde os casais faziam suas refeições depois de estar com as senhitas nos motéis d do joá o que resta da companhia litorânea recreio do bandeirantes está com um dos economistas do banco dr Salazar e qurem cuida ainda do remanescente é o senhor epitácio um dos antigos e leais funcionários do bancp do distrito federal

  7. entao deve ter ainda uns terrenos la que de pra entrar,como posse sera que nao,pois os caras vendem isso hoje pelo olho da cara.se souber de algum me avise por favor pois eu quero e vou entrar tbm para morar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.