25/05/2010

Conheça a história do bairro Tatuapé

Na região, antigos galpões e construções dão lugar a grandes empreendimentos, como condomínios e casas de alto padrão

Fonte: Revista do ZAP

O bairro do Tatuapé surgiu cercado pela cultura do vinho, tornando-se pioneiro na prática da viticultura. Esta atividade foi a principal fonte de economia do bairro, que se desenvolveu como uma região familiar. Inicialmente foi procurada por famílias de alto poder aquisitivo, vindas de diversas regiões do mundo, interessadas em desfrutar da cana e da uva.

(Foto: Lukaaz/commons.wikimedia.org)
Antigos galpões deram lugares a grandes empreendimentos (Foto: Lukaaz/commons.wikimedia.org)

Além disso, os moradores daquela época notaram que o solo do Tatuapé era rico em argila de excelente qualidade, e por isso, um grande número de fabricantes de tijolos, telhas, manilhas e vasilhantes de barro foi se instalando no local. E assim, com tantas riquezas, o Tatuapé foi atraindo investidores, que instalaram uma completa rede comercial no bairro. A parte norte ficou marcada como uma zona comercial e industrial, mas há cerca de 20 anos tem sido convertida em áreas residenciais.

Ainda hoje existem antigos galpões e construções da metade de século XX, mas estão dando lugar a grandes empreendimentos, como condomínios e casas de alto padrão.

(Foto: Divulgação/farm4.static.flickr.com)
Bairro é cortado pelas principais vias da cidade (Foto: Divulgação/farm4.static.flickr.com)

O bairro é cortado pelas principais vias da cidade, como a Radial Leste, marginal do Tietê e avenida Celso Garcia. Também abriga o Parque São Jorge, sede do time de futebol Corinthians. O metrô também atende o bairro, com duas estações nas proximidades, Tatuapé e Carrão, ambas da linha vermelha. O Shopping Metrô Tatuapé e o Boulevard Tatuapé são os dois principais centros de lazer e compras da região.

PONTOS TURÍSTICOS – A antiga chácara da família Matarazzo, implantada na região em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo, transformou-se no Parque do Piqueri. O espaço de lazer tem uma área de 97.272 metros quadrados. Nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte; pista de terra para prática de cooper e caminhada, com 1.200 metros; duas quadras poliesportivas; aparelhos de ginástica e musculação e um campo de bocha.

(Foto: Vandeco/media.photobucket.com)
Estudo aponta que o distrito foi o segundo mais valorizado na Capital (Foto: Vandeco/media.photobucket.com)

MERCADO – Hoje, o bairro Tatuapé é um dos distritos mais valorizados da cidade de São Paulo. Uma pesquisa do Secovi apontou que em 2009 o bairro da zona leste foi o segundo mais valorizado na Capital, com quase 40% de aumento no valor do metro quadrado. A região só ficou atrás da Lapa.

Segundo o estudo, essa valorização é justificada pelo aumento de procura por moradores do próprio bairro, que não querem se mudar. Hoje o metro quadrado no Tatuapé vale, em média, aproximadamente R$ 3.500.

A área atualmente encontra-se em processo de verticalização com diversos condomínios médio ao alto padrão concluídos, em lançamentos ou em construção.

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.