17/03/2014

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

Região abriga edifícios de luxo, sedes de empresas multinacionais e alguns consulados

Fonte: Revista do ZAP

Região abriga edifícios residenciais de luxo, várias sedes de empresas multinacionais e alguns consulados

O Brooklin é um bairro nobre de São Paulo. Originalmente chamado de Brooklin Paulista, cresceu e foi separado hoje em Brooklin Velho, no distrito de Campo Belo, e Brooklin Novo, pertencente ao distrito do Itaim Bibi. Atualmente, o Brooklin SP é um dos bairros mais valorizados da cidade, com grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna.

bairro do brooklin sampa
A área tem grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna (Fotos: Divulgação)

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Ferramenta informa o preço estimado do seu apartamento

História – No final do século XIX, a região onde hoje se encontra o bairro era atravessada por uma linha da Companhia Carris de Ferro São Paulo-Santo Amaro, que ligava o centro de São Paulo ao então município de Santo Amaro. Até então o bairro possuía poucas casas e uma parada de bonde. A empresa, que pertencia ao engenheiro Alberto Kuhlmann, faliu em 1900, sendo incorporada pela São Paulo Tramway, Light and Power Company. Treze anos mais tarde, a empresa canadense introduziu na linha os bondes elétricos. Com a mudança, houve um interesse imobiliário na região, atraindo investimentos públicos e privados, e o bairro tornou-se industrial e residencial.

Até o mês de fevereiro de 1935, o bairro pertencia ao município de Santo Amaro, extinto no mesmo ano. Após a segunda metade do século XX, o bairro perdeu suas características industriais.

Nos anos 1980 em diante o bairro Brooklin atraiu investimentos públicos, como a Operação Urbana Água Espraiada, que consistia na construção da Avenida Água Espraiada, a canalização do córrego de mesmo nome e a remoção das favelas às margens do córrego.

Nos dias de hoje – Atualmente, o bairro do Brooklin Novo abriga edifícios residenciais de luxo, várias sedes de empresas multinacionais e alguns consulados. Por ser um dos centros financeiros da cidade, possui tráfego intenso em dias úteis, principalmente na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

bairro do brooklin sp
Ponte Estaiada no Brooklin

O bairro tem exemplos da arquitetura moderna brasileira, como o Centro Empresarial Nações Unidas, World Trade Center de São Paulo, Edifício Mandarim e Plaza Centenário. Na Marginal do rio Pinheiros situa-se a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, um dos novos pontos turísticos paulistanos. A ponte faz a ligação dos distritos do Itaim Bibi e Morumbi. Assim como o distrito do Brooklyn de Nova York, a versão paulistana possui uma ponte como cartão postal.

bairro do brooklin
Bairro é servido por uma estação ferroviária

O bairro é servido por uma estação ferroviária da Linha 9 da CPTM, a estação Berrini, e pelo corredor Diadema-Brooklin da EMTU. O preço médio por metro quadrado de um imóvel à venda no Brooklin Novo era de R$ 9.293 em janeiro.

Brooklin Velho – Já o Brooklin Velho é uma região de alto padrão mais horizontalizada e majoritariamente residencial. Nele são realizados dois eventos da cultura alemã, predominante no bairro, o Maifest e o Brooklin Fest.

É um dos bairros que mais recebem lançamentos imobiliários da cidade e está em valorização.

 

Conheça outras atrações desse e outros bairros de São Paulo no Minha Sampa

 

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.