28/02/2014

Rio de Janeiro: Conheça a história do Jardim Botânico

Região leva esse nome por abrigar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição científica criada em 1808

Fonte: Revista do ZAP

A quantidade de vegetação e a proximidade com a Lagoa Rodrigo de Freitas dão ao bairro uma temperatura mais amena que a média da cidade

O Jardim Botânico está localizado na Zona Sul da capital fluminense, e segundo dados do Censo de 2000, o bairro possuía 20.014 habitantes (tendo caído para 18.009 em 2010) e um expressivo rendimento nominal mensal concentrado na classe entre cinco e dez salários mínimos. Faz divisa com os bairros da Lagoa, Gávea, Humaitá e Alto da Boa Vista. O bairro é ligado à Zona Norte pelo túnel Rebouças, aproximadamente na divisa com o bairro da Lagoa.

Rio de Janeiro: Conheça a história do Jardim Botânico
O histórico Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que batizou o bairro (Foto: Divulgação)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A população é tipicamente de classe média e média-alta. Sua via principal é a Rua Jardim Botânico, que se estende por todo o bairro, sendo um importante eixo viário da Zona Sul carioca, ligando o bairro aos vizinhos Humaitá e Gávea e dando acesso da Zona oeste da cidade para a Barra da Tijuca.

O bairro do Jardim Botânico leva esse nome por abrigar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição científica criada em 1808, com a chegada de D. João VI ao Brasil. Além do Jardim Botânico propriamente dito, o bairro conta com o Parque Lage, terreno de 52,2 hectares que mantém a sede da antiga residência da família Lage, desapropriado por decreto em 1976. A quantidade de vegetação e a proximidade com a Lagoa Rodrigo de Freitas dão ao bairro uma temperatura mais amena que a média da cidade.

O bairro possui arquitetura bastante variada. Algumas de suas construções mais antigas ainda estão de pé, mas a maioria dos prédios é bastante moderna, já que o bairro é novo em relação à história da cidade. Nas margens das montanhas encontram-se algumas belas casas de famílias de alto poder aquisitivo.

O Jardim Botânico abriga a sede do jornalismo da Rede Globo de Televisão, que ocupa dois prédios administrativos na Rua Jardim Botânico, um grande prédio e estúdio na Rua Von Martius e ainda várias casas e prédios pequenos nas imediações do bairro Jardim Botânico.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.