24/09/2012

Conheça a lista dos 10 prédios mais altos do mundo

Fonte: ZAP Imóveis

A China é o país que mais aparece no ranking e apenas um edifício está presente no Ocidente, a Willis Tower, em Chicago (EUA)

Os 10 mais altos prédios do mundo, se fossem empilhados um em cima do outro, somariam 5.138 metros, ou seja, mais de 5 quilômetros. A China é a campeã da lista dos maiores arranha-céus. O único país ocidental que faz parte deste ranking são os Estados Unidos, na oitava posição com a Willis Tower, em Chicago, de acordo com a classificação da Emporis, empresa que coleciona dados de construções do mundo inteiro. Confira aqui quais são os 10 prédios mais altos do mundo:

1º lugar – Burj Khalifa

Burj Khalifa, em Dubai (Fotos: Reprodução/Internet)

Com 828 metros, o Burj Khalifa fica em Dubai, nos Emirados Árabes. O edifício exibe uma arquitetura moderna, com a fachada em tom cinza claro. Ele foi construído em uma área que oferece um lago e foi projetado pela Skidmore, Owings and Merrill LLP, empresa americana de engenharia e arquitetura. O prédio oferece 3 mil vagas de estacionamento, 163 andares e 57 elevadores.

 

2º lugar – Makkah Clock Royal Tower

Makkah Clock Royal Tower, na Arábia Saudita

O Makkah Clock Royal é o segundo prédio mais alto do mundo e fica na Arábia Saudita. Com 601 m, o edifício tem 95 andares e 94 elevadores. Seu estilo pós-moderno ganha charme com o mosaico de vidro em sua fachada e o relógio no topo do arranha céu, que fica exposto nos quatro lados da torre.

 

3º lugar – Taipei 101

Taipei 101, em Taiwan

O terceiro lugar do ranking fica no Taiwan, em Taipei. Com 509 m e a fachada toda em vidro, o prédio possui 101 andares com 61 elevadores, os quais são os mais rápidos do mundo, com velocidade de até 60,48 km/h. Sua capacidade de estacionamento é para 1.800 vagas. A maior parte do design foi planejada, revista e aprovada por um mestre em Feng Shui.

 

4º lugar – Shanghai World Financial Center

Shanghai World Financial Center, na China

É na cidade de Shanghai, na China, que fica o quarto lugar do ranking. O Shanghai World Financial Center tem 492 m e 101 andares (a mesma quantidade que o terceiro colocado, o Taipei 101). Coberto de vidro e metal, o projeto traz uma ponte no topo, que é o deck de observação ao ar livre mais alto do mundo. A construção do prédio foi finalizada em 2008.

 

5º lugar – International Commerce Centre

International Commerce Centre, na China

O prédio de arquitetura moderna é apenas 10 centímetros mais baixo do que o da quarta posição. Com 484 m, o International Commerce Centre (ICC) fica em Hong Kong, na China, e é um dos mais famosos da cidade. Ele tem 118 andares, 83 elevadores, 41 escadas rolantes e levou oito anos para ser construído. Seu design é assinado pela Kohn Pedersen Fox Associates e Wong & Ouyang (HK) Limited.

 

6º lugar – Petronas Tower

Petronas Tower, na Malásia

Cada uma das duas torres que compõe o Petronas Tower tem 452 m. Somente no primeiro edifício, é possível encontrar 5.400 vagas de estacionamento. São 88 andares e 39 elevadores em um prédio com estilo pós-moderno em sua arquitetura. Sua fachada é composta por alumínio e aço inoxidável. O prédio fica em Kuala Lumpur, na Malásia.

 

7º lugar – Zifeng Tower

Zifeng Tower, na China

O prédio construído em Jiangsu, na China, começou a ser construído em 2005 e ficou pronto em 2010. A Zifeng Tower tem 450 m, 66 elevadores e tem fachada de vidro. Assim como o Burj Khalifa (1º lugar da lista dos mais altos), o edifício chinês também foi projetado pela Skidmore, Owings and Merrill LLP.

 

8º lugar – Willis Tower

Willis Tower, nos Estados Unidos

O único da lista que está localizado no Ocidente é a Willis Tower, que fica em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é também mais antigo do que os edifícios presentes nesta lista, tendo sido lançado em 1974. Com 442 m, o prédio com fachada em alumínio oferece 104 elevadores para servir seus 108 andares.

 

9º lugar – Kingkey 100

Kingkey 100, na China

O Kingkey 100 também é conhecido como Kingkey Finance Tower e fica em Guangdong, na China. São 442 m de altura com 100 andares, em um prédio com estilo de arquitetura moderna. Os quatro últimos pisos abrigam restaurantes com vista privilegiada. O projeto é assinado por Terry Farrell and Partners e HuaSen Architectural & Engineering Designing Consultant Ltd..

 

10º lugar – Guangzhou International Finance Center

Guangzhou International Finance Center, na China

A décima posição também fica na China, como a maior parte desta lista. A cidade de Guangzhou é quem hospeda este prédio de 438 m e 103 andares. Sua fachada de vidro azul escuro faz parte do projeto da empresa de arquitetura Wilkinson Eyre Architects, que criou um estilo moderno para o edifício. Ele começou a ser construído em 2006 e foi finalizado em 2010.

22 Comentários

  1. se não nascesse tão tarde assim,teria participado no planeamento dum desses prédios,esses prédios são demais!a arquitectura é o ar que eu respiro,um dia hão de ver o meu,posto no centro da cidade de CabindaAngola.Lembraram de mim Buiti

  2. Sensacionais! Interessante que as Torres do World Trade Center chegavam bem perto desses novos mesmo construídas há mais de 40 anos, com 417m (wikipédia).

  3. Como o 5° é apenas 10 cm mais baixo que o 4º, se um tem 492 e o outro tem 484 metros? Será que sou tão burro?

  4. Buiti, gostaria de entrar em contato contigo, pode me passar seu email? o meu émiriansantos_7@hotmail.com abraços

  5. MEU dEUS ESTES EDIFÍCIOS SÓ DA PRA CONHECER POR FOTOS MESMO,PORQUE E TÃO DISTANTE E EU SEI QUE JAMAIS VOU GANHAR UMA HOSPEDAGEM EM ALGUNS DESTE MAIS QUE SÃO LINDOS SÃO NÉ….VALEU PELAS FOTOS PARABÉNS…

  6. Gerson Buiti, talvez o dia que você aprender que existem letras maiúsculas e minúsculas e espaços entre as palavras quando há ponto e vírgula, daí você possa aspirar escrever, para fazer uma boa faculdade que exija alfabetização plena e, finalmente, tornar-se um bom arquiteto.

  7. O quinto lugar seria o segundo lugar se tivesse uma torrezinha no alto. Ele tem 118 andares, só perde para o primeiro!

  8. O Burj Khalifa é simplesmente incrível, tive a oportunidade de visitar há duas semanas… Inesquecível.

  9. NOSSA MUITO LEGALLL ,MOSTRA COM A ARQUITETURA CONTINUA NOS IMPRESSIONANDO A CADA DIA,PRECISAMOS DE ENTRAR NA LISTA TBM, POIS MESMO COM PROBLEMAS EM NOSSOS EDIFICIOS TEMOS PESSOAS CAPAZES DE CONSTRUIR UM EDIFICIO DESTA MAGNETUDE.

  10. Somente um comentário para esclarecer que Hong Kong não é China, é uma país independente. Para viajar de qualquer ligar da China para Hing Kong faz-se uma viagem internacional, com pasagem pela polícia fedal e tudo.

  11. acho isto muito bacana mas ao mesmo tempo patetico porque eles deviam estar preoucupando com as guerras e as violencias que sempre acontecem nestes pìses

  12. Até uns 30 anos atrás ninguém diria que a China poderia se desenvolver, na velocidade que avançou, parabéns para a Inglaterra que influenciou no desenvolvimento de todos os paises onde estes edifícios se encontram.

  13. Como arquiteto acho o projeto do MAKKAH CLOCK ROYAL(2º) e o PETRONAS TOWER(6º)os mais exuberantes, sua arquitetura pós-moderna integram perfeitamente a paisagem local e atual -nunca envelheceram- espero um dia conhece-los……..

  14. NOSSA! O BURJ KHALIFA,FEZ LEMBRAR MINHA INFÂNCIA, QUANDO EU BRINCAVA FAZENDO MONTINHOS DE MOEDAS DOURADAS, UM AO LADO DO OUTRO DE VÁRIOS TAMANHOS. NO QUE SERÁ QUE O ARQUITÉTO SE INSPIROU?

  15. o mais alto do Brasil fica em BALNEARIO CAMBORIU onde tambem esta sendo construido um de 66A, vi que em BH saira o mais alto da AMERICA ALTINA nos proximos anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.