31/07/2013

Conheça a minicasa sustentável de 7,5 metros quadrados na Suíça

Conheça a minicasa sustentável de 7,5 metros quadrados na Suíça

Fonte: Revista do ZAP

Apesar de minúscula, a casa possui grande autonomia e conforto

O suficiente para viver, mas muito bem, diga-se de passagem. É dessa forma que pode ser resumido o projeto da casa sustentável, desenvolvido pelo arquiteto italiano Renzo Piano. A casa minimalista tem 7,5 metros quadrados com muitos recursos sustentáveis e fica localizada na Suíça. O projeto foi chamado de Diogene, em referência ao filósofo grego Diógenes, que morava em um barril em vez de uma casa.

 minicasa

 

Desde o começo dos anos 2000 o projeto veio sendo construído e saiu do papel em 2012 com a parceria da Vitra, fabricante de móveis mundialmente conhecida pelos projetos de renomados arquitetos.

A construção foi feita em madeira laminada, que confere um bom isolamento térmico, tem 2,5 m por 3 m internamente e 2,3 m de altura. Externamente, a casa é revestida com painéis de alumínio escovado. Toda a estrutura pesa 1,2 tonelada. Por dentro, apensar de minúscula, a estrutura possui banheiro, cozinha com geladeira e fogão, sofá-cama e até um armário superior. Cada componente interno foi projetado ergonomicamente para proporcionar deslocamentos mínimos e de fácil manobra.

 minicasa

 

Diogene teve como principal objetivo ser uma estrutura sustentável para uma pessoa, onde ela possa sobreviver ou se refugiar se preferir. Para ter autonomia, a minicasa possui uma claraboia, que estimula o uso da iluminação natural, painéis solares que captam toda a energia usada na residência, iluminação de baixo consumo energético, banheiro biológico (sem consumo de água), vidros triplos que garantem o isolamento térmico, permitindo o uso eficiente de ventilação natural, e coleta da água da chuva, que é filtrada e reutilizada.

 minicasa


 

 minicasa


 

 minicasa


 




Leia mais:
>> Madeira certificada: saiba por que a matéria-prima oferece verdadeiros benefícios
>> Câmara aprova incentivo a construções ecologicamente sustentáveis
>> Brasil é o quarto país entre os que mais concentram construções sustentáveis 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.