10/11/2011

Conheça algumas atrações da Bienal Internacional de Arquitetura de SP

Conheça algumas atrações da Bienal Internacional de Arquitetura de SP

Fonte: Revista do ZAP

Nona edição do evento reúne projetos na área de arquitetura e urbanismo de mais de 20 países

Até o dia 4 de dezembro de 2011, acontece na capital paulista a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Sob a curadoria do arquiteto Valter Caldana, o evento apresenta o tema “Arquitetura para todos, construindo cidadania” e terá a presença de projetos e arquitetos de mais de 20 países e 20 estados brasileiros.

A 9º edição da Bienal está diretamente voltada para o grande público e não somente para os profissionais da área. Por meio dela, os interessados podem conhecer as possibilidades de organização oferecidas pela arquitetura e pelo urbanismo. Estejam essas possibilidades do local de trabalho à residência, da avenida congestionada à praça de lazer, da escola ao shopping center.

Quatorze projetos internacionais participam da 9ª Bienal, discutindo esse tema da organização das cidades com projetos interativos de organização dos centros urbanos nas áreas do convívio, da habitação e da infraestrutura. O Pense Imóveis separou três destes projetos para você conhecer melhor.


Alemanha
Vem da Alemanha a mostra Baukultur – Made in Germany (Cultura de Construção) traz vinte projetos de relevância internacional realizados por escritórios de arquitetura e engenharia da Alemanha. A sustentabilidade da construção foi dos critérios para a escolha dos projetos.

Baukultur, ou “cultura da construção”, é um conceito ligado não somente à construção acabada, mas também a todo o processo de planejamento. Dentro dessa ideia, projetar também significa pensar adiante, abordando o tema da construção sustentável. Baukultur acontece no Centro Cultural São Paulo.

atração da



França
Com curadoria do arquiteto francês Dominique Perrault, a mostra Metropolis? apresenta projeções de 16 filmes realizados por Perrault em parceria com o consagrado documentarista francês Richard Copans.

Os filmes mostram que a metrópole não é uma apenas cidade, mas sim um território composto essencialmente de espaços livres, abertos ou disponíveis. Exposta na XII Bienal de Veneza, Metropolis? pode ser visitada na Oca do Ibrirapuera.

atração da



Holanda
Organizada NAI (Netherlands Architecture Institute) para o Ano da Holanda no Brasil, a exposição Unsolicited Architecture (Arquitetura Não Solicitada) reúne trabalhos que propõem uma nova prática de intervenção urbana e social.

Os projetos, mostrados na Oca do Parque do Ibirapuera, consistem em propostas de arquitetos para problemas urbanos. Entre eles está a idéia de transformar um grande viaduto num elemento positivo de urbanidade, desenvolvida pelo holandês Ton Venhoeven e pela brasileira Maria Augusta Bueno.

atração da



















Saiba mais sobre o evento no site oficial da  9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.


Leia mais:
>> Cidades da ficção nos fazem pensar no futuro
>> Evolução das cidades: qual a melhor forma de organizar o urbanismo?

Tags: Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.