25/11/2013

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Estudo considera índices econômicos, demográficos e de qualidade de vida

Fonte: ZAP Imóveis

Após longos anos de dedicação ao trabalho, o que muita gente quer é aproveitar a vida de forma tranquila e saudável. A partir dessa busca cada vez mais comum do ser humano pela longevidade, a empresa Urban Systems, a pedido da revista EXAME, listou as 20 melhores cidades brasileiras para viver após a aposentadoria.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Foram analisados municípios a partir de 100 mil habitantes em aspectos econômicos, demográficos e de qualidade de vida. Confira o ranking:

1º São Caetano do Sul (SP) – Localizada a 12 quilômetros de São Paulo, a cidade, de 144 857 habitantes aproximadamente, possui renda per capita de 2 mil reais. A expectativa de vida por lá gira em torno de 78 anos.

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Cidade do ABC Paulista lidera lista das melhores cidades para aposentados (Foto: Skyscrapercity)

2º Santos (SP) –  O município é conhecido por sua vocação para o lazer e já foi classificado como o 5º melhor do Brasil numa pesquisa sobre qualidade de vida da ONU. Sua população é composta por uma média de 419 400 pessoas.

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Cidade do litoral paulista conquista segundo lugar da classificação geral (Foto: Prefeitura de Santos)

3º Niterói (RJ) – A vizinha da cidade maravilhosa também possui localização e estrutura privilegiada para turismo e negócios, garantindo qualidade de vida a seus 494 200 cidadãos.

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Cidade está à frente da vizinha Rio de Janeiro neste ranking (Foto: Skyscrapercity)

4º Porto Alegre – Situada no sul do país, a capital do estado gaúcho conta com cerca de 4,1 milhões de habitantes e já foi considerada a metrópole número 1 em qualidade de vida do Brasil (ONU).

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Capital representa o sul do Brasil nos primeiros cinco lugares (Foto: Skyscrapercity)

5º Balneário Camboriú (SC) – Localizado no litoral centro norte de Santa Catarina, este é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, cuja população chega a 120 000 pessoas.

Veja ofertas de imóveis SC 

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Balneário atrai turistas do Brasil e do mundo o ano inteiro (Foto: Skyscrapercity)

6º Poços de Caldas (MG)- A cidade é reconhecida como “Capital Regional” do estado em função da centralidade que desempenha sobre outros municípios da região no processo de distribuição de bens e serviços. Possui cerca de 161 025 moradores.

7º Vitória (ES) –  A capital capixaba é responsável por cerca de 26,17% do total de empregos formais do Estado e é alvo constante de diversos investimentos de empresas em expansão. É conhecida ainda por possuir notável vocação para o turismo. Por lá vivem 1.857.616 habitantes, em média.

8º Presidente Prudente – Conhecida como a “Capital do Oeste Paulista”, a cidade tem expressivo potencial econômico e tradição cultural, beneficiando cerca de 207 625 habitantes.

9º Belo Horizonte (MG) – Porta para o turismo cultural em cidades históricas mineiras, a famosa BH compõe o terceiro centro industrial do país, e sua população é de aproximadamente 2 375.444 pessoas.

10º Araraquara – Dona de uma economia forte e consolidada, a cidade está estrategicamente localizada no centro do Estado de São Paulo e conta com uma população estimada em 205 mil pessoas.

11º  Araras (SP) – O município se orgulha de ter 100% de asfalto na zona urbana e 100% de água tratada, beneficiando seus estimados 118 898 habitantes.

12º São José do Rio Preto (SP) – Populosa (434 039 habitantes estimados), a cidade possui alta taxa de urbanização e é um dos locais mais promissores para se construir uma carreira profissional em função das oportunidades econômicas.

13º Catanduva (SP) – O município ostenta índices positivos em infraestrutura urbana. Por lá, 100% dos imóveis têm fornecimento de água e 98% têm afastamento de esgoto, beneficiando cerca de 113 356 cidadãos.

14º Juiz de Fora (MG) – Com aproximadamente 500 mil habitantes, o município tem um PIB per capita de 6,2 mil reais e uma das mais altas expectativas de vida do Brasil.

15º Divinópolis (MG) – Apelidada de  “Princesinha do Oeste” mineiro, a cidade tem um dos cenários econômicos mais relevantes da região, gerando benefícios aos seus 213 mil habitantes.

16º Barretos (SP) – Com altos índices de desenvolvimento, a expectativa de vida na cidade do interior paulista chega a 69 anos. Por lá vivem aproximadamente 112.101 cidadãos.

17º Rio de Janeiro (RJ) – Merecedora do título de cidade maravilhosa, o município é também o centro intelectual e cultural do Brasil. Sua população é estimada em 6.320.446 habitantes.

18º Santa Maria (RS) – A 5ª cidade mais populosa do estado gaúcho possui vocação econômica para a prestação de serviços, sendo assim referência neste setor para a região. Por lá vivem 268.969 pessoas.

19º Uberaba (MG) – Detentora da 6ª maior economia do Estado de Minas Gerais, a cidade também se orgulha por oferecer bons índices de qualidade de vida a seus  289.376 habitantes, que contam com uma expectativa de vida de 73 anos (uma das maiores do país).

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria
Cidade é um dos destaque mineiros da lista (Foto: Skyscrapercity)

20º Araçatuba (SP) –  Além de contar com um notável parque industrial e comercial, os 162.577 cidadãos que ali habitam podem desfrutar da abundância das águas da cidade em forma de turismo e lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.