23/07/2014

Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

Confira as sugestões de plantas da arquiteta Thais Lacialamella para cada tipo de ambiente

Fonte: ZAP Imóveis

Além de decorar a casa, muitas plantas ajudam a harmonizar, proteger ou equilibrar nossa vida. Segundo a paisagista e designer de interiores Mon Liu, algumas delas têm o poder de limpar o ar do ambiente, absorver os cheiros tóxicos e servir como anteparo para vibrações mais densas.

Palmeira de bambu ajuda a manter uma boa umidificação de ar e é bem-vinda em halls e salas de estar (Fotos: Shutterstock)

Transforme sua sala em uma tarde com menos de mil reais. Assista ao vídeo

Saiba quais são as exigências dos famosos na decoração dos camarins

“Percebe-se que, em grandes centros urbanos as pessoas vivem correndo, o estresse é maior e há mais problemas de saúde em ambientes profissionais e domésticos. Os poluentes domésticos podem causar sonolência, dores de cabeça, irritação dos olhos, garganta e pele nos casos mais leves e até câncer e enfermidades do sangue”, alerta Mon Liu.

Confira as sugestões de plantas da arquiteta Thais Lacialamella para cada tipo de ambiente:

Cozinha, banheiro e lavanderia

Azálea – Eficientes para combater poluentes e amoníacos, são bem utilizadas em ambientes laváveis, como banheiros e cozinhas.

Azaleas ajudam a combater a entrada de poluentes na casa

Bromélia – A planta ajuda na absorção da fumaça. Tem grande capacidade de armazenar água e, por isso, é importante evitar que as bromélias de jardins ou nas casas fiquem expostas à chuva.

Antúrio – É um curinga para os cantinhos menos iluminados do jardim, onde outras flores jamais iriam prosperar.

Planta aranha (gravatinha ou paulistinha) –Sua grande folhagem é útil para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas do ar, sendo ideal para ambientes onde haja aquecimento com queima de gás ou madeiras.

Lírio-da-paz – Conhecido como “limpa tudo”, é responsável por absorver todos os tipos de poluentes, auxiliando na remoção de esporos de fungos e mofos (ação fungicida). É bem utilizado em ambientes úmidos.

Capim-limão / capim-santo / capim-cidreira – Da sua inflorescência extrai-se um óleo essencial utilizado em repelentes de insetos.

Home theater e salas com TV

Cacto – Muito úteis para barrar as ondas eletromagnéticas, é indicado tê-los próximos à micro-ondas e televisores.

Para os supersticiosos, os cactos também ajudam a tirar o mau olhado no ambiente

 

Dormitórios e ambientes de fumantes

Gérbera / crisântemo / begônia – Capazes de eliminar o benzeno no ar, absorver o dióxido de carbono e liberar mais oxigênio.

Halls e salas de estar

Palmeira de bambu (palmeira areca) – Ajuda a absorver gases tóxicos e a manter uma boa umidificação de ar. É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar, sendo recomendada sua utilização inclusive para ambientes recém-pintados.

Aglaonema – Filtra toxinas do ar, como formaldeído e o benzeno.

Alpínia – Capta agentes que poluem o ar e ajuda a deixar o ambiente mais úmido.

Lugares pouco ventilados

Poinsétia (flor do natal) – Verdadeiro filtro de ar, é ideal para lugares pouco ventilados.

Ráfis (raphis) – Agindo contra o amoníaco dos detergentes, é bem-vinda em ambientes laváveis.

+ Como fazer uma horta em casa em espaços pequenos

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

40 Comentários

  1. parabens. otima ideia divulgar a importancia destas plantas e principalmente educar as pessoas que em muitos casos tem pouco conhecimento mas mesmo assim adoram as plantas e flores. tenho um sonho realizado, comprei um sitio e passo meus dias embelezando com plantas : frutas,flores,arvores e gramas. DEUS nos ajuda ate nas pequenas coisas. obrigado meu DEUS

  2. Muito interessante esta matéria, de um modo geral colocamos as plantas em locais quaisquer apenas para ornamentar, porém, ornamentar cuidando da saúde é muito, muito melhor, vamos seguir as dicas dadas.

  3. Boa noite,Prezados senhores esta reportagem é de fundamental importancia. ParabénsEber, ambientalista

  4. Não é um comentário e sim uma pergunta…meu neto tem renite alérgica, qual seria a planta + indicada para por em casa neste caso?

  5. me manda ums cactos de presentes eu amo esta planta eu tenheio auguns maispode manda que eu recebo com maior praser presente para a vovo obrigado

  6. Conhecimento muito interessante e útil. Vi na Tv uma reportagem sobre uma pesquisa de uma bióloga com as plantas, sua capacidade incrível de purificar o ar. Esta reportagem traz uma informação resumida muito legal. Adorei!

  7. Todas dicas sobre plantas e locais ccomentadas foram ótimas, gostaria de saber mais…Obrigada. Joosefa

  8. Gostei muito das explicações sobre as plantas.Gostaria de saber sobre as plantas que não necessitam de muita água, bem como as que podem ser usadas como decoração dentro de casa. Tenho dúvidas sobre isso. Abraços

  9. ótimo saber que as plantas além de ornamenta seu ambiente ainda libera tudo de bom para saude

  10. É verdade que a rosa ou flor do deserto é altamente tóxica? Qual melhor lugar para cultivá-la.Obrigada.

  11. Achei legal este portal que fala de plantas benéficas para a casa, interna e externa. aGostaria de saber mais detalhes sobre as plantas indicadas para dentro e fora da casa, ou seja, aquelas plantas que só fazem bem para a saúde, bem como aquelas que cortam o mal olhado.Gratol.Aguardo.Gésio.

  12. adorei as dicas, adoro plantas pena que moro em apto e minha varanda é pequena mas mesmo assim coloquei algumas. obrigada

  13. amei essa matéria sobre as plantasme mande mais sobre elas.adoro plantas e dicas como cuidar delas.muito obrigado.

  14. Bem interessante, porém, na minha opinião faltaram às imagens de cada uma das plantas citadas. Pelo nome eu não conheço boa parte delas.

  15. gostei das dicas sobre a importancia das plantas em nossa casa,pois adoro plantas e flores e assim tbem torna o ambiente aconchegante ,alegre e faz bem pra nossa saude.

  16. É sempre bom saber mais e nos ajuda a manter nosso jardim privativo sempre harmonioso e util a saúde.

  17. Muito interessante a matéria,além de embelezar a casa também é utilitária para a saúde e bem estar da família.

  18. Anny, existem plantas medicinais para este caso, mas não há uma especificação de planta que pode prevenir a rinite.

  19. Oi Luciane, pelo que sabemos, mini azaleia pode ser encontrada em floriculturas. Dê uma pesquisada na internet que você acha.

  20. tenho uma sala en elle 6 m /7 gostaria de decorar 3 ambientes mas nao quero conjugar com sla de jantar pois tenho sala de jantar separada. tenho um sofa em ell de canto ; marrom as paredes são brancas e o piso tambem. o que voce aconcelha os moveis são mogno.

  21. Oi, meu nome é Berta tenho 65 anos e desde que vi a matéria na globo fiquei interessada como plantar em latinhas. Tenho um quintal de 40 metros com pouca jardinagem,mas já pretendia fazer algo e utilizar o espaço que é muito bonito. Sou dona de casa e gostaria de vender as plantas em latinhas e saber qual plantinhas seria mais indicadas inclusive flores,aqui temos muito sol pois moro no estado do Pará. Desde já agradeço a atenção.

  22. Olá, Berta! Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de escolher as plantas que podem melhorar o ar da sua casa. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.