20/07/2009

Saiba como eliminar a fumaça do churrasco

Fonte: Jornal da Tarde

Acessórios podem reduzir a fumaça e o cheiro forte dos alimentos em até 80%

Projeto da arquiteta Paula Radomille, em uma residência no Morumbi, com a churrasqueira nas ala de jantar (Foto: Divulgação)
Projeto da arquiteta Paula Radomille, em uma residência no Morumbi, com a churrasqueira nas ala de jantar (Foto: Divulgação)

A churrasqueira em ambientes fechados pode ter dois inconvenientes: fumaça e o forte cheiro dos alimentos assados. Porém, já existem soluções para, se não eliminá-los, ao menos diminuí-los em até 80%.

É o caso de vidros temperados com 10 mm instalados nas laterais da churrasqueira, que direcionam a fumaça para o interior do duto da chaminé e evitam aromas no ambiente. Além de proteger, também aumentam a eficiência do preparo dos alimentos ao concentrar mais o calor. Grelhas especiais também evitam que a gordura caia no carvão e provoque fumaça.

Outra opção é a churrasqueira a gás, mais limpa, ao substituir o carvão por pedras vulcânicas. Porém, demanda mão-de-obra especializada, pois é necessário criar uma rede para a passagem do gás, que pode vir da cozinha ou da área de serviço.

Com relação ao cheiro, também é possível instalar exaustores na coifa para reduzi-lo. “Porém, garantimos redução de até 70%”, explica José Roberto Cassab, da Construflama.

Portas camarão de madeira, além de decorativas, podem ser fechadas quando o aparelho não está sendo utilizado e reduz o cheiro de alimentos pela casa.

O ideal é que a coifa e o duto também sejam escondidos por colunas de alvenaria, explica o arquiteto Flávio Butti. “Caso sejam bem dimensionados e instalados, problemas com calor, cheiro e fumaça são reduzidos. Deixe sempre o ambiente integrado a áreas externas, como jardim e piscina ou varanda do apartamento, e apenas a boca da churrasqueira visível, integrada à arquitetura e revestida com o mesmo material do restante da sala.”

TOQUE FINAL – Um bom sistema de exaustão, espaço apropriado, pá e escova para manutenção da bancada e da churrasqueira são essenciais para quem pensa em ter um espaço gourmet dentro de casa, para receber os amigos.

Enganam-se quem pensa que a churrasqueira serve apenas para o preparo de carnes. Hortifrútis em geral, que compõem pratos como yakissoba, também podem ser preparados na grelha, de acordo com Luiz Otavio Moreira Abreu, monitor de cursos do ensino superior na área de gastronomia do Senac São Paulo.”Ela pode substituir tanto o fogão como o forno, sendo utilizada como fonte de calor.”

A principal vantagem, segundo ele, é poder preparar churrasco em um apartamento ou residência com privacidade, sem incomodar os vizinhos, e, com um bom sistema de exaustão, o ambiente fica livre da fumaça e dos odores de defumado.

Grelhas, pinças, espetos, chapas e luvas são instrumentos básicos que auxiliam no preparo de pratos mais sofisticados.

A bancada para abrigar instrumentos e ajudar no preparo do churrasco deve ser feita, assim como em áreas externas, de materiais de fácil manutenção, como granito, resistentes ao risco.

Churrasqueiras à gás são recomendadas pelo especialista apenas pela praticidade. “O uso de gás produz menos sujeira, mas verificamos que alimentos preparados em churrasqueiras a carvão ficam mais saborosos”, completa Abreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.