15/08/2014

Conheça Blumenau, a cidade da Oktoberfest

Município possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus

Fonte: Revista do ZAP

Blumenau é um município de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. É a cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, a terceira cidade mais populosa do Estado e a 11ª da Região Sul do Brasil, constituindo um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários.

Parte das construções são inspiradas na arquitetura alemã (Fotos: Prefeitura SC/ Divulgação)
Parte das construções são inspiradas na arquitetura alemã (Fotos: Prefeitura SC/ Divulgação)

 

Para se ter uma ideia dos valores de imóveis na cidade, o valor médio do metro quadrado de um imóvel à venda no município em junho era de R$ 3.130. Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros 17 colonos compatriotas.

 

Ele desembarcou a foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões do Centro de Tradições Gaúchas e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial tem seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

O charme das casas alemãs estão por todos os cantos da cidade
O charme das casas alemãs estão por todos os cantos da cidade (Foto: SkyscraperCity)

Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, sobressaindo-se na informática e particularmente na indústria têxtil — com empresas de porte nacional e internacional, como a Companhia Hering, a 16º maior do Estado, e a maior produtora de etiquetas do mundo, Haco.

Apesar dos problemas urbanos de poluição da água e do ar e do déficit habitacional, com mais de uma dezena de favelas, Blumenau conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e uma cobertura vegetal crescente, sediando o Parque das Nascentes, maior parque natural municipal do país, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Turismo

A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm quatro roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.
• Roteiro Turístico Centro Histórico
• Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller
• Roteiro Turismo Industrial
• Roteiro Cervejarias Artesanais
Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista), que dispõem de informações e dicas de atrações da cidade.

Oktoberfest

A Oktoberfest, cujo significado é festa de outubro, foi criada em 1984 para aumentar o ânimo da população, que havia acabado de passar pelas maiores enchentes da história de Blumenau (1983/1984). Inspirada na festa homônima de Munique, a Oktoberfest de Blumenau é uma das festas folclóricas mais populares do Brasil e segunda maior festa da cerveja do mundo. Suas principais atrações são o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na Rua XV de Novembro.

Turismo ecológico

O turismo ecológico em Blumenau tem o nome de Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cientista e naturalista de mesmo nome que morou na cidade e estudou sua fauna e flora. O roteiro inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus e parques ecológicos.

 

Conheça Blumenau, a cidade da Oktoberfest
Vista da cidade de Blumenau, em Santa Catarina (Foto: Prefeitura de Blumenau)

 

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Conheça a história de Santos

Conheça a história de Fortaleza

Conheça a história de Brasília, a capital do Brasil

Conheça a história de Laranjeiras

 

Veja ofertas de imóveis SC

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.