Conseguir uma reserva de última hora em um restaurante badalado em pleno Dia dos Namorados (12 de junho) é tarefa difícil até para os mais apaixonados. Muitos lugares ficam lotados, o que dificulta o clima de romance. Organizar uma celebração dentro de casa pode favorecer a paixão e o Feng Shui ajuda a criar a energia certa para a data.

Flores espalhadas pela casa deixam o ambiente mais romântico. De acordo com a consultora de Feng Shui Cris Ventura, as vermelhas são ideais para fortalecer o sentimento de amor, enquanto as brancas estimulam a harmonia. “A combinação do que as duas cores representam o que todo mundo procura em um relacionamento”, diz a especialista.
Já que vermelho remete à paixão, a consultora aconselha que a cor esteja presente no Dia dos Namorados. “Esta tonalidade é muito estimulante, sensação ideal para a comemoração desta data”, explica Cris. Detalhes com este tom na mesa de jantar e em outros itens da casa podem aquecer a relação. No dia a dia, porém, o excesso de tal cor pode tornar o visual cansativo.
Quarto – O dormitório deve receber uma atenção especial para estimular o romance não só no dia dos namorados, mas durante o ano todo para fortalecer o amor. As cortinas, por exemplo, representam o aconchego do relacionamento, segundo Cris. Por isso, o ideal é dar preferência para as que são de tecido, de voil. “Elas são mais leves do que as persianas e estimulam o carinho e o diálogo”, diz.

A orientação da consultora é de que a cama fique com a cabeceira encostada em uma parede livre, sem janelas. “O pé deste móvel não deve ficar voltado para a porta, mas precisa estar em uma posição onde quem estiver deitado consiga ver quem entra no quarto”, orienta Cris, que ainda lembra que prateleiras não devem ficar em cima da cama, pois elas podem causar muita pressão no casal.
Leia também:
A dica da especialista em Feng Shui é pintar o quarto do casal com tons claros. “Além de influenciar no sono, a tonalidade escura deixa o ambiente mais oprimido, o que prejudica o relacionamento”, alerta Cris. A profissional afirma que cores sombrias favorecem a introspecção, o que dificulta a vida a dois.
Deve-se evitar nos quartos fotos dos filhos e de pessoas que já se foram. “Retratos assim desestimulam o romance. Tais fotografias podem acabar com o clima”, afirma a especialista.

Objetos pontiagudos como facas, luminárias espetadas e objetos cortantes devem ficar do lado de fora do quarto. “Esses objetos cortam a energia e transmitem agressividade”, alerta Cris. O criado-mudo deve estar sempre organizado, pois ele simboliza o futuro do casal, de acordo com a consultora.
Pares – Para estimular a parceria do casal, os objetos devem sempre estar expostos em dose dupla. “Na cama, coloque pares de almofadas, assim como as cadeiras devem estar presentes em volta da mesa em quantidade par”, sugere Cris. Esculturas de casais dançando e fotos de pessoas se abraçando e beijando ajudam na lembrança de que a casa está rodeada por um sentimento de amor, de acordo com a especialista.

Aroma – O olfato é um sentido importante para quem está apaixonado e o casal pode ser influenciado pelo cheiro da casa. “Sândalo, ylang-ylang e aroma de rosas são ótimas opções para estimular o amor”, sugere Cris. Tais essências podem ser difundidas através de um infusor, incenso ou spray de ambiente.