A cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, está localizada no centro do Estado, e foi planejada e construída para ser o centro político e administrativo da região sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.

Saiba mais
Confira a história do bairro Funcionários, em Belo Horizonte
Conheça a história de Belo Horizonte
Saiba quais são as 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil
Desde a década de 1960, o município passou por um acelerado crescimento populacional, atingindo 1 milhão de habitantes cerca de 60 anos depois de sua fundação. Assim, Goiânia se tornou a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. De acordo com estimativa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013, sua população é de 1.393.579 habitantes.
Goiânia é a capital brasileira mais arborizada do país, motivo pelo qual recebeu o título de “Capital verde do Brasil” e de melhor qualidade de vida. No início de 2005, a cidade possuía seis parques e, cinco anos depois, quadruplicou esse número.

Por meio do programa de plantio voluntário intitulado “Plante a Vida”, realizado pela prefeitura da cidade, foram distribuídas mais de 1 milhão de mudas de plantas nativas do cerrado à população da capital goiana. São cerca de 950 mil árvores plantadas somente em via pública. Atualmente, Goiânia possui 28 parques e bosques.
Economia e cultura
Goiânia é a 22ª cidade mais rica do Brasil, a 12ª entre as capitais brasileiras e a primeira em seu Estado.
A cidade possui uma forte influência da música sertaneja. Por lá, grandes nomes desse estilo musical iniciaram carreira de sucesso, como Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, entre outros.
O grande acervo arquitetônico encontrado na cidade, os parques e a boa gastronomia fazem com que Goiânia também tenha seu destaque no setor turístico.
Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se