28/08/2015

Rio de Janeiro: Conheça Madureira, um dos berços da cultura popular carioca

A principal atração recreativa do bairro é o Parque Madureira

Fonte: Revista do ZAP

Madureira é um dos bairros mais homenageados em canções. Se fosse uma mulher seria uma espécie de musa. Lembrada por cantores como Arlindo Cruz, Beth Carvalho, João Nogueira e Zeca Baleiro, o bairro localizado entre Cascadura, Oswaldo Cruz, Vaz Lobo, Turiaçu, Campinho, Cavalcanti e Engenheiro Leal é um dos berços da cultura popular carioca. Lá … Continue lendo “Rio de Janeiro: Conheça Madureira, um dos berços da cultura popular carioca”

Madureira é um dos bairros mais homenageados em canções. Se fosse uma mulher seria uma espécie de musa. Lembrada por cantores como Arlindo Cruz, Beth Carvalho, João Nogueira e Zeca Baleiro, o bairro localizado entre Cascadura, Oswaldo Cruz, Vaz Lobo, Turiaçu, Campinho, Cavalcanti e Engenheiro Leal é um dos berços da cultura popular carioca. Lá estão o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, ambas agremiações campeãs do Carnaval carioca.

Parque da Madureira (Foto: Divulgação/ Riotur)
Parque Madureira (Foto: Divulgação/ Riotur)

Moram cerca de 50 mil habitantes com renda média de R$ 1.372, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio é um dos mais fortes da zona norte. Segundo o Instituto Pereira Passos (IPP) tudo começou ainda no século XIX, quando uma grande quitanda atraía fregueses. Já por volta de 1914 foi inaugurada uma estrutura para o mercado, até então a céu aberto. Mudou várias vezes de endereço até firmar-se onde está atualmente, na avenida Ministro Edgard Romero. A abertura do Centro de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o Ceasa, no bairro vizinho Irajá, motivou a diversificação dos produtos no Mercadão de Madureira. Visitantes de todas as regiões da cidade vão ao local fazer compras.

Comércio de Madureira em 1958 (Foto: Divulgação/IBGE)
Comércio de Madureira em 1958 (Foto: Divulgação/IBGE)

Perto dali estão muitas outras galerias com lojas de serviços, farmácias e mercados. O Madureira shopping, na estrada da Portela, tem praça de alimentação e salas de cinema. Na mesma via, aliás, estão prédios residenciais novos.

A principal atração recreativa do bairro é o Parque Madureira. Inaugurado em 2012 está localizado nas cercanias da rua Manuel Marquês, onde estão construídas muitas casas. De acordo com a Prefeitura do Rio, tem mais de 90 mil metros quadrados, é o terceiro maior parque da cidade, e se transformou no principal point da região, atraindo grupos de jovens que utilizam o espaço para praticar atividades físicas e caminhar. O local tem quadras poliesportivas de futebol e tênis de mesa, ciclovia e a melhor pista de skate do País. O Parque ainda abriga dois espaços para shows e apresentações, chamados  Arena Carioca e Praça do Samba. Em uma outra área nomeada Praça do Conhecimento são oferecidos cursos em diferentes áreas, além de computadores com acesso à internet.

Mercado de Madureira (Foto: Divulgação/ Prefeitura)
Mercado de Madureira (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Por falar em ensino, Madureira está lotada de cursos, escolas e universidades, como o Instituto de Educação Carmela Dutra, o Colégio Setra, o Colégio Bahiense, o Santa Mônica, o Colégio e Curso Tamandaré, o Colégio e Faculdade de Informática Lemos Castro e a Universidade Estácio de Sá. Entre os centros clínicos, consultórios particulares destacam-se o Hospital Amigo da Criança e a Clínica Médica Madureira.

As ruas João Vicente e Carolina Machado cercam os trilhos do trem que cruzam o bairro. Da Estação Madureira são três os ramais. Do Ramal Deodoro partem trens da Central do Brasil e Deodoro; do Ramal Japeri eles vão para Japeri e Central do Brasil; por fim, no Ramal Santa Cruz, as composições vão para Santa Cruz e Central do Brasil.

Para complementar o transporte público circulam pela avenida Ministro Edgard Romero BRTs (tradução livre para Transporte Rápido por Ônibus) e ônibus da linha Transcarioca.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.