02/02/2010

Conheça os 10 principais erros que comprometem a segurança dos condomínios

Fonte: Revista ZAP

Lello aponta os principais hábitos equivocados que devem ser evitados para não expor moradores a riscos desnecessários

Porteiros devem ter cuidado com a entrada de visitante (Foto: Divulgação)
Porteiros devem ter cuidado com a entrada de visitante (Foto: Divulgação)

A segurança preventiva dos condomínios está diretamente ligada à mudança de hábitos de síndicos, moradores e funcionários. Segundo o levantamento da Lello, administradora condominial, existem 10 erros primários de comportamento que devem ser evitados para não expor os edifícios a riscos desnecessários.

Descumprir as próprias normas estabelecidas pelo condomínio é a primeira atitude a ser banida, com multas se necessário, pois desestrutura qualquer sistema de segurança. Outro erro muito comum é em relação ao controle de acesso para a garagem. “O profissional de portaria não pode querer identificar o veículo, mas especialmente quem está dentro do veículo. E, na dúvida, não abrir o portão”, conta José Maria Bamonde, gerente de relações humanas da Lello Condomínios.

Segundo Bamonde, por vezes os condôminos não se preocupam em observar o movimento das áreas internas do condomínio através do circuito de TV. Tal atitude, explica, pode comprometer todo o investimento em equipamentos de segurança. Além disso, é comum que as pessoas, ao chegar próximo do edifício, esqueçam de verificar se há estranhos nas imediações ou mesmo se os funcionários de vigilância e portaria estão devidamente posicionados.

Outro equívoco básico é o morador entrar no condomínio juntamente com visitantes. “As visitas devem passar sempre por um sistema de identificação, por mais incômodo que esse procedimento possa parecer”, afirma o gerente da Lello. Da mesma forma, explica, nunca o condômino deve pedir ao porteiro que permita a entrada de alguém que ainda não tenha de fato chegado. A visita deve ser anunciada ao morador na hora.

Bamonde aponta outro erro crasso, e que deve ser evitado ao máximo: porteiros deixam seu posto, ainda quer por poucos minutos, sem nenhuma cobertura. “A presença de equipamentos como rádio e TV nas portarias também é incorreta, pois pode tirar a atenção do profissional. Apenas um monitor com imagens do circuito de câmeras deve ser mantido”.

Por fim, ressalta o gerente da Lello, é preciso romper com duas outras práticas corriqueiras e absolutamente arriscadas: deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria e repreender funcionários que causem algum transtorno justamente por cumprir as normas de segurança do condomínio.

ATITUDES QUE COMPROMETEM A SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS:
– Desrespeitar as normas de segurança pré-estabelecidas.
– Porteiro abrir o portão da garagem ao identificar apenas o carro, sem verificar quem está no interior do veículo.
– Morador não observar o movimento nas áreas comuns do condomínio pelo circuito de TV antes de sair da unidade.
– Ao chegar ao condomínio, não verificar se há estranhos nas imediações.
– Entrar no prédio juntamente com visitantes.
– Autorizar o porteiro que libere antecipadamente a entrada de uma visita que ainda não chegou.
– Funcionário deixar a portaria vazia, sem cobertura de outro profissional.
– Equipamentos de rádio e televisão na portaria.
– Morador deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria.
– Condômino repreender funcionário que cumpre uma norma de segurança.

LEIA MAIS:

CONDOMÍNIO PODE FICAR 20% MAIS CARO A PARTIR DESTE MÊS

EM PRÉDIO COM DUAS ENTRADAS, IPTU É COBRADO PELA MAIS CARA

15 Comentários

  1. devemos sim preucupar-se com a segurança interna dos condominos mas nunca levar as extremidades o funcionarios que ali esta se ganha mau tem que sair as vezes por motivos de outra natureza como exercer outra função que nao e cabida ,temos que atentar para essa humanizaçao profisional.

  2. Sou síndico e concordo em parte com o Sr. Bamonde.1) Como identificar o motorista do veiculo de atualmente a maioria deles possuem insulfilm? O correto é criar uma espécie de senha que o motorista transmite ao entrar na garagem.2) Como fará o vigia noturno para ir ao banheiro? Devemos ter dois funcionários? E o orçamento do prédio?

  3. Quero parabenizá-los pela bela matéria, já que segurança deve ser praticada até quando dormimos, já que qualquer movimento em falso e podemos cair da cama.PORTANTO, DEVEMOS PRATICAR SEGURANÇA SEMPRE.

  4. A maior parte dos problemas de segurança em condominios são causadas pelos próprios moradores que sentem-se como “coroneizinhos” que não estão sujeitos às regras. Estas, valem apenas para os outros. Muita amizade e intimidade com porteiros e faxineiros também é prejudicial. Cortezia, educação e reconhecimento são necessários, mas nada de intimidades e excesso de amizades. Há moradores que gostam de marcar o ponto nas portarias. Isto é demais.

  5. O maior Problema de Segurança em Condominio. é causado pelos os próprios Cndôminos.que ignora todas ás Normas aprovada em Asembreia, e não Valoriza os Trablhadores que trabalha no condominio,Cuidando da sua segurança.e o outro é os Terceirizados que são mal Preparados e são explorado pelos donos de Terceiridas, paga um Salário de Mizéria, TRabalha 12:Hora por dia e na maioria dos postos não tira hora de almoço.Trabalha desmotivados cansados presta mal serviço aos Prédio.

  6. conheci uma ótima empresa a CANAL SERVICE , uma empresa de portaria e verifiquei que treinam seus porteiros constantemente e o coordenador da supervisão faz visitas constantes nos condôminios, achei uma ótima empresa e que presta um excelente serviçonome do supervisor é JOSE CARLOS fone 11-78636115 peguei seu telefone com o porteiro para elogiar seus trabalho parabéns

  7. O grande problema da segurança nos condominios, são os sindicos que na maioria das vezes não entendem nada do assunto e querem determinar como os procedimentos de segurança devem ser executados levando em conta somente a sua comodidade desconsiderando muitas vezes as normas de segurança estabelecidas nas reuniões do conselho.

  8. Nem todo o aparato de sistemas e equipamentos da mais alta tecnología de segurança será o bastante para evitar sinistros em condomínios,além de equipamentos avaçados é nescessário que o condomínio tenha uma politica voltada para a segurança, com normas e procedimentos bem claros e definidos entre os moradores, é nescessário neste processo que o regulamento interno esteja em concordancia com a intrução de trabalho da portaria principalmente,e as normas devem ser seguidas a risca.

  9. Os condominos fazem parte do contesto segurança em qualquer condominio residencial do mundo,o que tem que ser estabelecido é uma politica de segurança interna com normas e procedimentos bem definidos,onde todos tenham conhecimento pleno do esta em jogo, neste caso o que todos nós nos dias de hoje procuramos fazer por nós mesmos “segurança pessoal” esta é a consciencia que cada morador deve ter ao entrar e sair do seu condominio.

  10. Meu caro no papel é muito fácil eu quero ver você aplicar no dia a dia.e Para aplicar no dia a dia você tem que ter alguém do seu lado, que sustente aquilo que você esta fazendo dentro das regras do condomínio

  11. CONCORDO COM TODOS OS COMENTÁRIOS AQUI DESTACADOS.
    POSSO DIZER QUE OS PORTEIROS SÃO A “PORTA DA CASA”, “ANJOS DA GUARDA” E TEM QUE AGIREM COMO TAL, OBEDECENDO AS NORMAS DE SEGURANÇA, ATÉ MESMO PARA A SUA PRÓPRIA SEGURANÇA.
    NÃO HÁ SEGURANÇA PERFEITA, PORÉM PODEMOS TODOS NÓS, EM CONJUNTO, PORTEIROS, VIGIAS E TODOS OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS COM A COLABORAÇÃO DOS MORADORES, MELHORAR A SEGURANÇA.
    E OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE É O INVESTIMENTO SOBRE TAIS PROFISSIONAIS. O CONDOMÍNIO SE QUISER QUALIDADE, DEVE INVESTIR NA QUALIFICAÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS, DANDO TAMBÉM INCENTIVOS QUE ESTIMULEM O DESEMPENHO DOS MESMOS.

  12. bom dia sou zelador de um condomínio e aqui o interfone e do lado do portão ai eu pergunto como vamos te segurança se a maiorias dos prédios o interfone e do lado do portão no meu ponto de vista ele tinha que esta bem longe para dar tempo das pessoa reagirem ! queria uma dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.