29/01/2015

Conheça os erros mais comuns em apartamentos pequenos

Fique atento na hora de decorar o imóvel para que não deixá-lo abarrotado de móveis e objetos

Fonte: ZAP Imóveis
Decoração do apartamento pequeno precisa ser planejada com cuidado (Fotos: Thinkstock)

Seu apartamento é pequeno, mas você quer caprichar na decoração para deixá-lo mais charmoso? Pois fique atento às dicas das arquitetas Ana Rozenblit e Laurimar Coelho.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para as duas arquitetas, um dos erros mais comuns é a compra de móveis com dimensões acima do espaço oferecido. “Isso é muito frequente com móveis de sala, como sofás, chaises e também com quartos na compra de camas do tipo box”, diz Laurimar.

Ana complementa dizendo que é um erro investir em móveis sem dupla função, como criados-mudos sem gavetas para guardar coisas. “Uma ideia que pode ser utilizada é o pufe que serve de mesa”, recomenda.

Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos por medida, que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais.

Laurimar alerta para que o proprietário fique atento aos acabamentos e acessórios. “Outro detalhe está nos revestimentos, cortinas pesadas, papéis de parede muito escuros ou com estampas muito grandes, pois é preciso espaço para contemplá-los a distância e, por isso, devem ser evitados”, aconselha.

Para Laurimar, a escolha das cores das paredes também deve ser cautelosa. “Cores fortes e escuras tendem a diminuir mais o ambiente. Rebaixo de teto também precisa ser avaliado com cuidado, pois há imóveis originalmente com pé direito baixo e, rebaixar o teto torna o ambiente ainda mais opressivo”, adverte.

Opte por utilizar cores neutras nas paredes, deixando as cores mais fortes para pequenos detalhes de decoração como almofadas, vasos, quadros. Lembre-se sempre de que as cores claras, como os brancos e os cremes, criam a ilusão de um ambiente mais amplo. O tom amarelo nas paredes, por exemplo, ajuda a criar um ambiente mais claro, dando destaques aos móveis.

Evite lustres compridos, que dão a sensação de diminuir a altura do cômodo

Evite lustres compridos, que dão a sensação de diminuir a altura do cômodo. Não abuse de portas e divisórias. Sempre que possível, deixe o espaço aberto para facilitar a passagem, dando a sensação de um apartamento mais amplo. Lembre-se de que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Opte por tecidos translúcidos ou por persianas que lhe possibilitem controlar a incidência de luz.

23 Comentários

  1. ADOREI A DICA DA COR DAS PAREDES,ALÉM DO AMARELO QUAL OUTRO TOM EU POSSO USAR,ESTOU CANSADA DA COR BRANCA.MEU APERTAMENTO TEM 60MTS.OBRIGADA VERA NILZA DE SÃO PAULO.

  2. Adorei as dicas sobre as cores e também como utilizar bem os espaços com os objetos.maravilhosa a dica de vocês.Estão de parabéns.

  3. Bom dia, gostei muito da matéria, gostaria de receber dicas de decoração sobre ambientes compartilhados, em minha casa quero compartilhar cozinha, sala e escritório, o espaço útil é de 4 metros de largura por 3 metros de comprimento.

  4. Gostei muito de suas dicas, eu já as pratico tanto em minha casa como nas dependências do condomínio o qual sou síndica. Estou precisando muito de ajuda para redefinir o espaço de um salão de festas que será dividido em duas partes. Você presta esse tipo de serviço? tem como entrarmos em contato?Maria Jose

  5. Adorei as dicas , tenho muitas roupas e gostaria de orientações para organizar meu guarda roupa,comprei aqueles cabides do polishop ,mas não consegui atingir meu objetivo , o espaço é pequeno ,tenho armário embutido. Já tentei dobrar as roupas , fazer rolinhos. Conto com a ajuda de vcs.

  6. Ana Paula, para otimizar os guarda roupas comprei aqueles sacos a vácuo para organizar. Adorei e recomendo.Ganhei muito espaço.

  7. Gostaria de uma boa dica para decorar meu quarto. Sempre foi branco e sem graça.Tem 4mtx3.5. Pensei em papel de parede em uma parede. Que tipo? Quero colocar um gesso diferente (hoje ele não tem). Pensei em rebaixar o pé direito mas depois de ler seus comentários…

  8. Fantástico as resenhas das arquitetas, é bem assim mesmo devemos otimizar os espaços e sem poluir o ambiente, eu como designer de interiores procuro aproveitar ao máximo os espaços sem sufocar o ambiente usando tons claros e modernos, espelhos e objetos e se aproveite cada vez mais.

  9. Achei D+ as dicasGostaria de uma opinião de vocês Tenho uma sala pequena 2ambientes e na parede da .entrada do lado direito onde fica a mesa de jantar temho espelhos geográficos e ao redor acabamento de mdf imitando madeiragortaria de uma opinião se posso colocar na parede lateral papel de parede .Obrigada, Bjs

  10. olá! Adorei as resenhas e preciso muito de uma dica para guardar os meus potinhos de plástico. Moro em um apartamento pequeno onde a cozinha e a área são um único cômodo e pra completar e bem pequenininha. Teria algum”Problema” se na sala eu colocasse um rack onde eu pudesse gardá-los? Obrigada!!!

  11. Olá, Maria! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.