07/12/2012

Conheça os móveis desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Conheça os móveis desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Fonte: Revista do ZAP

As peças criadas pelo grande mestre da arquitetura brasileira foram produzidas em parceria com a filha, Anna Maria Niemeyer

Além das mais de 500 obras assinadas, o renomado arquiteto carioca Oscar Niemeyer, que morreu na noite da última quarta-feira, 5 de dezembro de 2012, também foi responsável pelo desenho de icônicas peças de mobiliário. Os móveis, criados na década de 1970, foram produzidas em parceria com a filha, Anna Maria Niemeyer, que também faleceu neste ano, em consequência de um enfisema pulmonar.

Inspirado pelas técnicas usadas em móveis suecos – como laminação, colagem e prensagem – Niemeyer sempre buscou formas ousadas, com poucas áreas de apoio, valorizando as famosas curvas, também utilizadas em seus projetos arquitetônicos.

A Chaise Rio possui estrutura em madeira ebanizada com assento revestido em couro natural italiano. À venda na loja A Lot Of, com preço sob consulta.

Divulgação


Já a Easy Chair é produzida em madeira laminada e espuma. Disponível da D.Pot, com preço também sob consulta.
Divulgação


A D.Pot também comercializa a cadeira de balanço de autoria do arquiteto.
Divulgação


Por sua vez, a sinuosa Marquesa explora ao extremo as possibilidades de trabalhar a madeira (laminação/prensagem) e faz uso da cor preta em associação à palha natural. A peça pode ser encontrada na D.Pot. Divulgação

Leia mais:
>> Aos 104 anos, morre o arquiteto Oscar Niemeyer
>> Confira as principais obras do arquiteto
>> Obra de Oscar Niemeyer inspira coleção de tênis da Converse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.