17/06/2009

Conheça os vencedores do prêmio Casa Cor 2009

Fonte: Revista ZAP

Maior mostra de decoração da América Latina acontece até o dia 14 de julho no Jockey Club de São Paulo

A maior mostra de decoração da América Latina, a Casa Cor, Casa Hotel e Casa Kids, que pode ser apreciada até o dia 14 julho no Jockey Club de São Paulo premiou, neste ano, dez dos 124 espaços criados por 168 profissionais.

Para compor a banca de jurados participaram os jornalistas Silvia Faria, da Casa Claudia; Álvaro Leme, da Veja São Paulo, Karla Sarquis; Marcelo Lima, do O Estado de São Paulo; além de Thassanee Warnick, Fundadora e Presidente do Conselho do Green Building Council Brasil; Newton Figueiredo, Presidente do Grupo SustentaX; Tuca Reines, fotografo; e os publicitários Paschoal Fabra Neto, da agência FabraQuinteiro; e Andréa Dantas, da África.

PROJETO MAIS SUSTENTÁVEL E MELHOR PROJETO NA CASA COR – O ambiente Refúgio do Velejador projetado pela profissional Débora Aguiar na Casa Cor ganhou o prêmio de Projeto Mais Sustentável e Melhor Projeto na Casa Cor. O espaço de 380 m² foi criado com madeiras ecológicas, a mesa de jantar, por exemplo, é uma tora reaproveitada e o aparador de madeira tampo de fibra natural. A ousadia do loft ficou por conta do barco HPE 25 pés, trazido de Angra dos Reis. Apesar de ser um refúgio, a arquiteta diz que o “projeto poderia estar situado em qualquer cidade do País, independente do clima local.”

PROJETO MAIS ORIGINAL – O ambiente Fuori Cittá de João Armentano é um convite para fugir do dia a dia estressante das grandes cidades, para isso, o arquiteto utilizou na decoração materiais como pedras, lonas, pisos naturais, tijolos especiais e móveis despojados. 

PROJETO MAIS OUSADO – A Suíte de Motel dos artistas plásticos, Alessandro Jordão e Kiko Sobrino, ficou com o prêmio do Projeto Mais Ousado. Eles apostaram no uso de cores da bandeira francesa em sistemas de LED nas janelas do espaço e nos tons preto, branco e pink, marcas registradas da dupla. Parte dos objetos que complementam o design do local são vindos de Paris e Milão.

MELHOR PROJETO DE USO PÚBLICO – Inspirado nos banheiros boutique europeus, o Banheiro Público Feminino de Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia, levou o prêmio por conta da originalidade dos efeitos de iluminação, pinturas nas paredes e grandes espelhos que criaram um espaços sofisticado e inovador. 

MELHOR PROJETO COMERCIAL – Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos utilizou as cores cítricas no premiado Restaurante Japonês como o verde limão e imagens orientais marcantes com toques florais para decorar o ambiente. A intenção das idealizadoras foi dar uma roupagem mais descontraída  e adequada para os brasileiro –  tudo com muito equilíbrio.

MELHOR PROJETO DE PAISAGISMO – O jardim modernista de 860 m² desenvolvido pelo arquiteto e paisagista Marcelo Faisal em homenagem ao centenário de Roberto Burle Marx ganhou o prêmio em razão dos amplos canteiros com cachepots em espécies preciosas, que traduzem o valor estético da obra de Burle Marx – personalidade consagrada que contribuiu para a releitura de jardins públicos e privados que ganharam diversas cidades do Brasil e do exterior.

MELHOR PROJETO NO CASA HOTEL – O ambiente Presidencial Garden de Patricia Anastassiadis foi desenvolvido para um casal refinado que gosta de viajar e faz questão de viver cercado com o que há de mais luxuoso. Este ambiente foi dividido em três espaços: o lounge, a biblioteca, a cave, entre outros. A suíte também apresenta uma estrutura que pode ser adaptada para funcionar com recursos sustentáveis, como reutilização de água, uso de energia solar e sistema de automação com luzes que qcedem e apagam conforma a incidência de luz natural no local.

MELHOR PROJETO NO CASA KIDS – Se você for visitar a mostra com o seu filho, certamente ele vai querer um igual. O espaço de 22 m² foi dividido em formato mezzanino, permitindo a criação de diversas áreas de atividades distintas voltadas à recreação e ao desenvolvimento intelectual e emocional da criança. O branco foi escolhido como o tom base em paredes, pisos, marcenaria e persianas, deixando as cores mais vibrantes para os móveis, tapetes, papéis de parede e brinquedos.

MELHOR AMBIENTE EM ILUMINAÇÃO – O Restaurante de Mariana Alburqueque e Guilherme Ommundsen ficou com este prêmio em razão do “”””Eco-chic””””. Ou seja, na montagem de todo o projeto foi levado em conta o cuidado com o meio ambiente. Por isso, os profissionais selecionaram materiais como madeira biosintética, composta de plástico reciclado e fibra vegetais; paredes de tijolos de solo-cimento e pastilhas de vidro reciclado.

SERVIÇO:
Período: 26 de Maio a 14 de Julho
Local: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Jockey Club – SP www.casacor.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.