28/07/2014

Conheça Ribeirão Preto, a Califórnia brasileira

Região é uma das mais ricas de São Paulo, apresentando elevado padrão de vida

Fonte: ZAP Imóveis

Ribeirão Preto é um município brasileiro, mas leva um apelido “gringo”. Por estar no centro de uma das regiões mais prósperas do Estado de São Paulo, a cidade ganhou a fama de ser a Califórnia brasileira – uma alusão ao estado americano da Califórnia. Esse reconhecimento foi dado pelo jornalista Ricardo Kotscho ao analisar o potencial e a força do local.

Ribeirão Preto possui uma população estimada em 649.556 habitantes (Foto: Reprodução – SkyscraperCity)

 

O PIB (Produto Interno Bruto) de Ribeirão Preto é o décimo maior do Estado de São Paulo e o 31º de todo o país. A região é uma das mais ricas de São Paulo, apresentando elevado padrão de vida – renda, consumo e longevidade. Além disso, possui localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores e acesso facilitado devido à infraestrutura de transportes e comunicação, sendo ainda uma das maiores produtoras mundiais de açúcar e álcool.

Em 2013, sua população foi estimada pelo IBGE em 649.556 habitantes, sendo que o município foi o que mais cresceu entre as maiores cidades do Estado de São Paulo. A população ribeirão-pretana foi a terceira que mais evoluiu entre os 30 maiores municípios do Brasil, sendo superada apenas por Salvador e Manaus.

Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,800, considerado elevado em relação ao país, sendo o 22º maior do Estado. Várias rodovias ligam Ribeirão Preto a diversas cidades paulistas, como a Anhanguera e a Cândido Portinari. Há também o Aeroporto Doutor Leite Lopes.

A cidade possui duas grandes feiras: a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a tradicional Agrishow, que movimentou, em 2014, mais de R$ 2,7 bilhões, atraindo público de 160 mil visitantes.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.