20/09/2012

Consórcio de imóvel vale a pena se sorteio vier rápido

Fonte: ZAP Imóveis

Considerado a principal alternativa para quem quer fugir do financiamento de um imóvel, o consórcio tem um monte de particularidades e exige cuidados na hora de se optar por esta modalidade.

Segundo especialistas do setor, entrar no consórcio de um imóvel atualmente vale a pena somente se o consumidor for contemplado nos primeiros meses de participação.

Isso porque, com as atuais quedas nos juros vistas no mercado de financiamento, os consorciados podem ter mais gastos se forem sorteados próximo ao prazo final desta outra operação financeira.

Com as atuais quedas nos juros, o consórcio pode sair mais caro se contemplação for próxima ao prazo final (Foto: Divulgação)

“Hoje em dia, as taxas de administração, fundo de reserva e seguros [que são cobradas nos consórcios], já representam uma alíquota de juros aplicada nos financiamentos. Então, quanto mais passa o tempo, mais caro fica esse custo do consórcio. Em alguns casos, se você for o último a ser contemplado, o valor a ser pago chega a ser mais caro do que um financiamento”, aponta Marcelo Maron, consultor de finanças pessoais.

No consórcio, as pessoas são reunidas em grupos, cujo número pode variar bastante. Estes integrantes pagam as parcelas mensais referentes ao valor da carta de crédito escolhida. Ao invés dos juros, estas cotas por mês são corrigidas de acordo com o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), além das taxas de administração de cada administradora.

Mensalmente, realiza-se uma assembleia, quando ao menos um cotista é sorteado. Quanto mais participante no mesmo grupo, mais difícil será para o consorciado ser contemplado.

Por isso, existe ainda a possibilidade dos integrantes ofertarem um lance (como se fosse um leilão), no qual quem fizer a maior oferta é “sorteado”. No entanto, estes lances, muitas vezes, representam de 30% a 40% do valor da carta de crédito, o que torna esta quantia similar a uma entrada em um imóvel.

Desta maneira, para se evitar o sorteio ao final do prazo, os profissionais até recomendam este tipo de ação (dar um lance).

Eles explicam ainda que as pessoas fazem o consórcio de um valor e não do imóvel. Então, se o consumidor adquire uma carta de crédito de R$ 120 mil para comprar um determinado bem, por exemplo, com a contemplação ocorrendo somente ao final da operação, ele não comprará o mesmo imóvel com aquele valor pré-determinado.

Isso porque o imóvel vai se valorizar neste tempo (os prazos mais comuns são de 120 meses a 180 meses) em que o cliente não foi contemplado, enquanto a carta de crédito não é corrigida (a menos que se peça e pague para isso).

Com isso, o consorciado terá de optar por um financiamento ou pagar à vista esta diferença que surgiu ao longo do consórcio, indica Paulo Rossi, presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

“Se você for casar daqui a algum tempo, o consórcio, talvez, não seja o mais indicado [já que não se adquire o imóvel na hora do pagamento]. No entanto, as administradoras estão bem mais flexíveis do que as instituições financeiras, o que possibilita mais pessoas a fazer essa aquisição”, completa Rossi.

Tags: destaque

27 Comentários

  1. Consórcio é a pior coisa a fazer. Estou lutando para conseguir tirar minha carta de crédito depois do lance que dei. A burocracia é infernal, parece que eles fazem de tudo para não liberar a carta.

  2. aproveito este ensejo,para denúnciar aqui, o consórcio nacional unifisa que agiu de má fé comigo,me venderam uma carta de crédito,dizendo que já estava contemplada que era só escolhero imóvel,tudo mentira essa carta nãoexiste paguei o total de 13.000,00tentei falar com o corretor várias vezes sem resposta,pedir o cancelamen-to,me disseram que vou ter esperar o sorteio para receber meu dinheiro de volta,vou procurar o procon,para ver oque providências tomar,tomem cuidadonão confiem em consórcio neste paìs onde só tem trambique !!!

  3. Basta conhecer um mínimo de consórcio para saber que se vc for o ultimo a ser contemplado voce será o maior beneficiado (considerando a questão de investimento) pois as atualições de INCC incidem na parcela e não no valor total como acontece no financiamento. Além do mais, nunca, em condição alguma, será mais caro que um financiamento.

  4. Não sabem fazer conta? Consideremos uma taxa quase impossivel do financiamento: 7% ao ano… contra 0,9% do consórcio….. onde que o financimento é melhor?????? kkkkk dá zero para eles!

  5. Têm algumas informações nesta reportagem que não são verídicas. O reajuste da parcela é anual e não mensal como foi dito. Ademais, quando há a correção da parcela, o valor da carta também é corrigido, pelo INCC. Quando o consorciado é contemplado enquanto o crédito não for utilizado ele também é corrigido pela taxa SELIC.A compra do consório sempre será uma compra para um imóvel de forma programada, não para quem precisa do bem imediatamente, neste caso o financiamento é o mais indicado.

  6. preciso alugar uma casa de 3 comodos,em cidade ademar,diadema ou santo amarojd angela se o senhor tiver alguma casa nestes locais, com garagem para um carro, por favor me informe

  7. Entrei em um consorcio uma vez e, depois de um ano pagando, me arrependi e desisti. Resultado: estou ha dez anos esperando para reaver parte do que paguei (tirando as taxas que a gemte perde mesmo). Conselho: Pense bastante antes de entrar em um, nao eh facil sair e o dinheiro investido fica preso e perdendo valor. Se voce acha que consegue juntar uma boa entrada para um financiamento isso sera bem melhor. Ou prepare-se para dar “o lance” quando voce entrar no consorcio e so depois entre nele.

  8. Concordo com aqueles acima que falaram que simplesmente não da pra comparar Consorcio com Financiamento. A diferença é ABISSAL!!! Financiamento é várias vezes mais caro!!! Ja tive tres consorcios, em um fui contemplado e nos outros adquiri por lance. Em qq situação o Consórcio é muito mais barato. Basta entender um pouco das regras e de matemática financeira… o texto acima é muito tendencioso!!!Quanto à burocracia, é a mesma de qualquer aquisição com dinheiro de instituições financeiras. Tente comprar um imóvel hipotecado pela Caixa!!! É certidão de tudo e de todos, o que te faz perder tempo e dinheiro… mas isto é a regra para qq um.Bom, espero apenas que consultem outras fontes e sucesso!!!

  9. Não compensa contratar consórcio…as taxas de administração são altas comparadas ao novo momento de queda nos juros. qualquer administradora cobra 18%, fora outros custos como o seguro que continua caro, dentre outros encargos.

  10. As administradoras de consorcio cobram muito por administrar dinheiro alheio, 18% mais encargos (hoje a diferença entre financiar e contratar consórcios não é tão vantajosa).Opções (da menos vantajosa para a mais vantajosa): Financiamento – consórcio – poupança – outros investimentos pelos quais o investidor aceite correr maiores riscos como mercado variável (ações).

  11. Gostaria de fazer um consórcio de um apartamento. Na verdade um planejamento para o futuro. Nao tenho urgência. Vcs sabem o valor mínimo da parcela a ser paga? Quantos anos pagando?

  12. OLÁ! EU TENHO 3 CONSÓRCIOS CONTEMPLADOS. 1 DE AUTOMÓVEL E 2 A IMÓVEL. EU VENDO CONSÓRCIO SE ALGUÉM SE INTERESSAR ME AVISE. 11-7802-5013.TRABALHO COM CONSÓRCIO 3 ANOS.

  13. Edmilsom,há 3 anos a lei mudou:no caso de desistência a administradora devolve o valor pago descontando 10% de multa e a taxa de adm cobrada no período q vc pagou, portando não há perda, as coisas mudaram pra melhor.Ainton consulte o banco central e veja a relação de administradoras confiavéis onde vc encontrará a RODOBÉNS que é sinônimo de confiança em qualquer lugar do Brasil e do mundo.Concordo plenamente com a Silmara e a Lore.Qualquer dúvida sou representante autorizada e para sua segurança meu nome conta no site da empresa, consulte RODOBÉNS CONSÓRCIO,o nosso lema é quem faz a conta,compra.

  14. Reportagem tendenciosa! Em nenhum planeta um consorcio vai ser mais caro que um financiamento. Financiamento é coisa de brasileiro que nao sabe fazer conta. Só aqui mesmo!

  15. Fiz um consorcio bancorbrás, a burocracia está acabando comigo, o lance p tirar a carta é altíssimo, quando é pra comprar o imóvel fora da região onde vc adquiriu a carta eles nomeiam um procurador e vc tem arcar com todos os custos dele. se arrendimento matasse…

  16. olá ,ápós ler os comentarios ,vi alguns ,que com certeza ,as pessoas que optaram por consorcio ,não sabiam o que estavam fazendo ,consorcio é investimento,é uma poupança forçada ,pois o povo brasileiro ainda não tem a cultura de guardar dinheiro ,e com puco atrativo que tem a poupança em relação a remuneração de retorno ,as pessoas ao verem que seu dinheiro não rende tanto ,sacam o que depositam ,fazendo com que não consigam juntar um bom valor por um prazo maior …”poupança é pra quem tem disciplina ..” e consorcio tambem , como qualquer outro tipo de investimento ,mesmo com financiamento….!!!,experimente financiar um imovel e não pagar a parcela pra ver o que acontece…??portanto cada produto tem a sua serventia ~,não acho que ficar comparando um produto com o outro seja uma ideia inteligente …vi que tem pessoas falando mal do consorcio …o consorcio é um produto brasileiro ,falar mal do consorcio é como falar mal de nós mesmos ,vejam se tem algum americano falando mal do pais deles ,ou qualquer outro pessoa de outros paises ,mesmo os que estão passando por dificuldades ,defende o seu pais ,..então antes de postarem algo ..pensem bem ,se o que lhe aconteceu ,não é total responsabilidade sua …todos os produtos tem regras,,basta que Vc se enquadre nelas e tudo vai funcionar muito bem ,(Sou cliente de consorcio e de financiamento ..e pra cada qual fiz conforme a necessidade e o momento me oportunizou …) espero ter-lhes ajudado ,para que no momento que for escolher algo ,analize melhor qual forma se encaixa dentro das suas possibilidades …abçs

  17. Olha depois de tantos pós e contra entre consórcios e financiamento , realmente o melhor é se educar financeiramente e guardar seu próprio dinheiro seja na poupança ou um investimento que ofereça menos riscos e menos burocracia e taxas e t assim tenhamos mais segurança . abraços

  18. ATENÇÃO ZAP!!! ESSA REPORTAGEM SÓ TEM EQUÍVOCOS E INVERDADES. SOU REPRESENTANTE DE UM GRANDE CONSÓRCIO E FICARIA FELIZ EM EXPLICAR E ESCLARECER OS ABSURDOS DITOS NA REPORTAGEM. CONSÓRCIO NÃO TEM JUROS, A TX DE ADMINISTRAÇÃO ANUAL É DE +- 1,13% a/a E NO FINANCIAMENTO EM TORNO DE 8,5% a/a. E ETC… ETC… ETC.

  19. Consórcio é bom pra carro. Pra imóvel não. Pois comprei uma casa financiada pela cef, por 85.000,00 , hoje 3 anos depois, o imóvel vale 130.000,00 , ou seja se eu tivesse feito um consórcio, a 3 anos, de 85.000,00 , e fosse contemplado hoje, como iria comprar o imóvel. Se o imóvel valorizou muito, imagine 15 anos pagando um consórcio, você começa pagando um castelo, e no final sai com uma meia água.

  20. Quem está reclamando assinou um contrato.Mas leu o que estava escrito?O povo padece por falta de conhecimento?!

  21. EZEQUIEL, POR SEU IMÓVEL TER VALORIZADO DE 85 MIL PARA 130 MIL, NÃO QUER DIZER QUE O FINANCIAMENTO QUE VOCÊ FEZ É O MELHOR MÉTODO PARA COMPRA. PEÇA ALGUÉM COM CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA FAZER O CÁLCULO DE QUANTO VOCÊ ESTÁ PAGANDO DE JUROS MENSAIS. HOJE PARA IMÓVEIS DE 200 MIL REAIS OS JUROS SÃO DE APROXIMADAMENTE 8,4% AO ANO QUE É IGUAL À 0,6744 AO MÊS. 200 MIL EM 10 ANOS IRÁ PARA 448,039 MIL REAIS. OU SEJA O VALOR DE SEU IMÓVEL NÃO ACOMPANHA OS 8,4% QUE VOCÊ PAGA DE JUROS AO ANO, SEM CONTAR COM A CORREÇÃO MONETÁRIA QUE EXISTE TANTO NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO QUANTO NO CONSÓRCIO.

  22. Amigos, a pouco tempo fiquei tentado em contratar um consórcio. O que sempre eu fiquei encanado foi que o consorcio a correcao é pelo INCC. O que da uma média de 7% a.a + tx adm que é 1,5%. Somando-se as duas dá 8,5% que é mais ou meno a tx de financiamento da Caixa Econ Federal. Ou seja, se compararmos consorcio e financiamento no mesmo prazo, o financiamento sai mais barato. Outra diferença fundamental, no consorcio sempre a parcela irá aumentar o valor. No financiamento é o contrario. Eu fiz essa conta no excell. E antes que alguem pergunte, sei sim fazer contas. Espero ter ajudado.

  23. Das 2 anos comprei 5 cartas de Imóveis da porto o vendedor me garantiu que 4 cartas seriam sorteadas paguei durante 6 meses e so sortearam 1 e acho que perdi tudo pois não consigo nem validar a que fui sorteada cuidado com este que acho golpe…

  24. Olá, Marcilio! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  25. Fui convida para participa desse consorcio mas ainda não estou seguro disso tenho duvidas e tenho medo de não ser verdade dai você paga o consorcio e quando for contemplado não recebe o seu dinheiro poi isso fico com pé aras!

  26. Olá, Agdemario! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.