
Sistema para construção de paredes e forros, o Drywall se parece com uma parede de alvenaria, mas, internamente, combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso acartonado ou cimentícias. Portanto, agiliza reformas ao permitir a instalação sem quebra-quebra, e reparos, bastando retirar apenas um pedaço de sua chapa.
Enfim, o sistema tira múltiplas vantagens de sua estrutura oca. Além disso, seu desempenho pode ser superior à parede de alvenaria, mesmo com relação ao isolamento térmico. O segredo reside no modo de instalação e em acessórios especiais, que podem encarecer em até 10% a instalação do sistema.
A simples opção por esse processo de construção já fica em torno de 20% mais cara do que a opção pela parede de alvenaria. Porém, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, bem como especialistas, defendem que essa diferença de preço pode ser compensada na gestão da obra, já que a colocação das chapas permite menor geração de entulho e, consequentemente, desperdiça menor quantidade de materiais.
Porém, não é recomendado colocar apenas um tipo de chapa, a simples, por exemplo, em todas as áreas internas da casa. Para áreas molhadas, a chapa verde é mais recomendada, pois possui maior resistência à água, explica Mércia Bottura, professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Exceto paredes do box, por exemplo, que demandam chapas de fibrocimento”. Para áreas com necessidade de resistência ao fogo, chapas rosas cumprem o papel. “Elas chegam a resistir a ação do fogo por até uma hora e meia”, diz Carlos Roberto de Luca, consultor técnico da associação Drywall.
Mas o maior entrave para o uso do sistema é seu desempenho acústico, avalia Mércia. “Os produtos possuem qualidade. Tanto é, que eles são utilizados na forma dupla ou tripla em salas de cinema e teatro. Mas, ao tentarem reduzir custos na instalação, os consumidores têm problemas.”
Um dos mais comuns, cita Carlos de Luca, é o cuidado com a caixa de luz, o interruptor. “Às vezes as caixas de cada ambiente coincidem com a parede do outro lado, o que provoca vazamento acústico. O ideal é o isolamento interno para evitar passagem de som.”
De acordo com ele, a parede simples de Drywall, com uma chapa de 12,5 mm em cada lado da estrutura metálica, é capaz de isolar 38 decibéis de um ambiente que produza 60 decibéis. “É suficiente para a parede entre a sala e o quarto”, completa.