23/08/2012

Construção gera quase 30 mil novas vagas em julho

Fonte: ZAP Imóveis

O emprego na construção civil do Brasil registrou 28,1 mil novas vagas com carteira assinada no último mês de julho, informou o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira.

A alta, porém, foi um tanto tímida quando comparada às oportunidades de trabalho criadas em junho e representou apenas 0,84%.

“Esta desaceleração do crescimento do emprego, somada a outros indicadores que denotam queda na atividade econômica, fizeram o Sinduscon rever sua expectativa de crescimento da construção de 2012, que era de cerca de 5%, para algo acima de 4%”, afirmou o presidente da entidade, Sergio Watanabe.

Novos empregos tiveram alta de 0,84% sobre o mês de junho (Foto: Divulgação)

Para ele, embora o resultado da construção ainda deva ser mais do que o dobro do estimado pelo mercado para o PIB do país no ano, a desaceleração da construção deve alertar o governo para a tomada de novas medidas em relação ao setor.

“É preciso equacionar o Programa Minha Casa, Minha Vida para que ele deslanche na faixa de renda das famílias mais desfavorecidas, com renda mensal de até R$ 1,6 mil. No PAC, o governo federal precisa agilizar a execução do orçamento para este ano, pois o pacote de concessões só vai surtir efeitos práticos no biênio 2013/2014. E as prefeituras precisam agilizar as aprovações de projetos de construção, para que o setor imobiliário possa manter sua atividade”, apontou.

A pesquisa mostrou ainda que as contratações no setor aumentaram em todas as regiões do país, com destaque para o Norte, com alta de 2,78% (5.760 novas vagas) e Sudeste, com 0,91% (15.402 postos criados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.