01/09/2010

Construção sustentável terá feira em SP

Fonte: Jornal da Tarde

Começa amanhã e vai até sexta-feira a 1ª edição da Greenbuilding Brasil 2010 – Conferência Internacional e Exposição. O evento, que também contará com uma área de exposições, oferece oportunidade de atualização sobre os principais temas que envolvem a construção sustentável, possibilitando a troca de experiências e soluções entre profissionais do Brasil e do exterior.

Durante o evento será apresentado o Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini. No segundo dia da feira, o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, fará uma palestra às 15h30, sobre os benefícios e os mecanismos da certificação AQUA para empreendimentos, sejam eles residenciais, corporativos, industriais ou comerciais.

A certificação AQUA baseia-se em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde, que devem ser atendidos em todas as fases dos empreendimentos: Programa, Concepção (Projetos), Realização (Construção e entrega) e Operação, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente, consumindo menos recursos naturais e gerando menos resíduos, ao mesmo tempo que garantem as condições ideais de conforto e saúde para os usuários.

A certificação AQUA vem ganhando a adesão de construtoras e incorporadoras no país. Criada em 2008, já conta com 31 processos iniciados, 27 certificados emitidos (fases de concepção, programa e operação) e 14 empreendimentos certificados.

Entre os empreendimentos certificados Processo AQUA, em São Paulo, estão o Cidade Jardim Corporate Center, da Incorporadora JHSF; o Showroom Casa Natura; o Centro de Eventos Nortel; e duas escolas estaduais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE). Na Bahia, há dois empreendimentos residenciais da construtora Ecomundo. No Rio de Janeiro, em Niterói, a unidade da loja Leroy Merlin já obteve a certificação de todas as fases. Em Nazaré Paulista (SP), a Escola de Sustentabilidade – ESCAS, da Fundação IPÊ – Campus Natura já obteve a certificação até a fase Concepção. Em Taguatinga (DF) a segunda loja da Leroy Merlin está certificada em todas as fases.

Serviço:
Green Building Conference & Expo Brasil:
Data: 01 a 03 de Setembro de 2010
Horário: Das 9 às 18 horas
Informações: tel – (11) 3717-0737 – email: gbc.inscricao@reedalcantara.com.br

LEIA MAIS:

Grandes áreas arborizadas: pulmões verdes dentro dos novos empreendimentos cariocas

Arquiteto cria projeto de edifício com apartamentos móveis para grandes centros urbanos

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.