17/07/2018

Construir um imóvel pode ser vantajoso para quem não tem pressa

A construção de uma casa exige tempo e paciência, mas pode compensar no bolso e na comodidade futura

Fonte: ZAP em Casa

Na maioria das grandes cidades já não há quase terrenos disponíveis e quem quer uma nova moradia dificilmente pretende começar do zero. Mas pense bem: a construção de um imóvel costuma ser mais barata e ele será exatamente do jeito que for planejado. Por outro lado, você terá muitas reuniões com o arquiteto, orçamentos de materiais e contratação de mão de obra.

construir um imóvel
A construção de um imóvel costuma ser mais barata (Foto: Shutterstock)

“A construção do imóvel novo permite projetar algo mais próximo do que se deseja. Em geral, custa menos, uma vez que não há o lucro imobiliário”, explica o arquiteto e urbanista Carlos Alberto Maciel, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em teoria e prática de projetos. A desvantagem, diz ele, é o longo tempo desde aprovação do projeto nos órgãos competentes até a obra em si.

construir um imóvel
A vantagem é que o cliente faz a casa conforme o seu gosto (Foto: Shutterstock)

O arquiteto e urbanista Wellington Fellipe Argolo, da Diacora Arquitetura e Instalações, do Rio de Janeiro, diz que, ao construir, a pessoa pode fazer opção por uma edificação inteligente. “Pode ser pensada e confeccionada conforme o gosto do cliente”. Além disso, “a edificação nova não deixa o cliente preso por longos anos a financiamentos bancários”.

Para quem pretende construir, Maciel explica que é necessário um tripé: bom lugar, projeto adequado e uma construção bem feita. “Se um desses aspectos não está presente, o investimento será jogado fora e toda a expectativa de uma vida boa ficará comprometida”.

construir um imóvel
É necessário um projeto adequado (Foto: Shutterstock)

Argolo afirma que contratar um profissional habilitado fará diferença na hora do planejamento. “Outro fator importantíssimo é a pesquisa de preços para se obter um orçamento mais enxuto, independentemente do padrão do imóvel”.

Edifícios antigos

Quem não quer esperar, mas também acha os imóveis prontos novos são muito caros para o que oferecem, o professor Carlos Maciel dá a dica: comprar um apartamento em edifício antigo e reformá-lo.

“Imóveis em edifícios mais antigos permitem usufruir de endereços consolidados, perto de toda a infraestrutura da cidade, com áreas maiores e mais generosas. Exige investimento na renovação dos espaços, o que ainda é significativamente inferior em custo quando comparado aos imóveis novos”.

+ Saiba como instalar um olho mágico. Assista ao vídeo

+ Nova série do ZAP em Casa dá dicas de pequenos reparos para casa

+ Sinal digital: tire suas dúvidas sobre a transição

+ Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza

+ Aprenda a organizar a casa utilizando prateleiras e nichos

+ Saiba quais são os itens que mais sujam na cozinha e como limpá-los

+ Saiba qual é a hora ideal de sair da casa dos pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.