22/08/2008

Construtoras investem em plantas personalizadas

Fonte: Globo online

Se o cliente optar por algum dos modelos pré-determinado não há custo adicional na obra. Já se quiser fazer alterações mais radicais precisará desembolsar algo a mais

RIO – Uma tendência que vem se consolidado, cada vez mais, no mercado imobiliário é o lançamento de empreendimentos que oferecem plantas personalizadas e flexíveis. Em um lançamento de quatro dormitórios, por exemplo, pode-se optar por três quartos com sala ampliada, dois quartos e uma suíte maior ou ainda incluir um home office. Estas opções são passadas ao comprador para que ele decida a disposição desejada. Outra possibilidade é integrar ou não a cozinha ao ambiente. Se o cliente optar por algum dos modelos pré-determinado não há custo adicional na obra. Já se quiser fazer alterações mais radicais precisará desembolsar algo a mais.

Na onda da personalização, os clientes também escolhem os materiais a serem usados no acabamento dos apartamentos, o que também implicará no valor final do produto.

Na Even, por exemplo, há a linha Exclusiven que oferece uma arquiteta para orientar seus clientes. Os compradores recebem uma correspondência para agendar uma conversa com a arquiteta. Na ocasião, a profissional apresenta todas as possibilidades de mudanças das plantas e de materiais a serem usados no acabamento. Ana Beatriz Elias, arquiteta da Even, responsável por essa parte do atendimento, conta que 90% das alterações são destinadas à ampliação das salas. Seja integrando a cozinha ao ambiente ou eliminado um dos quartos. Os jovens freqüentemente optam pelas cozinhas americanas:

– Com a mudança, a dimensão de uma sala passa de 25 metros quadrados para 36 metros quadrados.

Quanto aos acabamentos, Ana explica que o piso pode ser feito em cerâmica ou porcelanato, as pias em cuba ou embutidas, a bancada da pia em granito básico ou preto. Também pretendem incluir um kit churrasqueira.

A Klabin Segall também lançou o programa Affinity Arquitetura. Karina Braghini, gerente da área de personalização da Klabin conta que há dois tipos de atendimento: a personalização total e o kit de personalização. No primeiro deles, o cliente escolhe tudo do jeito que quiser, desde o layout do apartamento, afetando os projetos elétricos e hidráulicos, passando pelo forro em gesso, pontos de iluminação, tomadas e acabamentos (pisos, revestimentos, louças e bancadas). Já o kit há um número determinado de plantas e de materiais selecionados para o acabamento. Entre os itens preferidos dos clientes, segundo Braghini, estão a inclusão de lavabo, home office, suíte e, quando os apartamentos são pequenos, cozinha americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.