28/04/2009

Consumo de eletricidade cresceu 5,2% em março

Fonte: O Estado de S. Paulo

Aumento ocorreu em relação a fevereiro, mas na comparação com março do ano passado ainda houve queda, de 0,4%, informou a EPE

O consumo nacional de energia caiu 0,4% em março, na comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo os 32.302 GWh, informou ontem a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “Essa foi a menor retração verificada a partir de dezembro de 2008, mês em que o consumo total começou a retrair”, afirmou a empresa, responsável pelo planejamento energético nacional, que já vê sinais de recuperação na demanda. No trimestre, houve queda de 3,1%.

A Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, distribuída ontem pela EPE, cita como exemplo de recuperação o crescimento de 5,2% no consumo de energia em março, quando comparado aos dados de fevereiro. Além disso, diz que a demanda industrial manteve o segundo mês de crescimento na comparação com mês anterior: dessa vez, a alta foi de 6,2%. Já na comparação com março de 2008, a retração ainda é grande, de 10,5%.

A demanda por consumidores livres industriais, que não estão ligados às distribuidoras, cresceu 7,9% em comparação com fevereiro, informou a EPE. “Essa retomada da indústria contribuiu, juntamente com a manutenção do elevado consumo residencial e comercial, para a recuperação do consumo total de eletricidade”, comentam, no texto, os técnicos da estatal.

O consumo residencial aumentou 10,3% na comparação com o mesmo mês de 2008 e o comercial, 8,6%. A EPE diz que parte desse desempenho é atribuído a mudanças nas datas de leituras de algumas distribuidoras e também ao “acréscimo do nível de renda e fortalecimento do mercado interno verificados no último ano”.

Houve grande alta do consumo na Região Sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro, onde o volume de energia vendido para residências cresceu 22% e para o comércio, 14,1% ante 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.