04/02/2007

Conteúdo é gratuito, pela Internet

Fonte: O Estado de S. Paulo

Interessado pode fazer download de todo o guia Cetesb de seu setor, com as orientações para produção limpa

Paulo Libert/AEZap o especialista em imóveisColaboração – Guia do setor de tintas e vernizes teve participação das entidades representantes Sitivesp, Abrafati e Abitim

Adaptar os processos produtivos para respeitar o meio ambiente não significa apenas um gasto a mais para os empresários, mas também uma forma de investimento. É esse o conceito transmitido pelos Guias Técnicos Ambientais da série Produção mais Limpa (P + L) lançados em parceria da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). As publicações servem de fonte de informações e orientações para os interessados na implementação de medidas ecológicas na produção. Os guias, que estão disponíveis gratuitamente na internet, abrangem 12 setores industriais, incluindo dois relacionados à construção civil: Tintas e vernizes e Cerâmicas brancas e revestimentos.

O programa P + L consiste na aplicação da gestão ambiental na produção, de forma a reduzir o consumo de matérias-primas, água e energia, além de reduzir a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões de poluentes na atmosfera, obtendo não apenas melhor adequação ambiental, mas também a redução de custos nesse processo. “A idéia é converter o desperdício em melhoria de desempenho”, resume o gerente do setor de Tecnologias de Produção da Cetesb, Flávio de Miranda Ribeiro, um dos responsáveis pela coordenação técnica dos guias.

Colaboração

Para a elaboração dos manuais, a Cetesb teve colaboração de entidades ligadas àqueles setores industriais. “Ninguém melhor que a própria indústria para dizer as melhorias que precisam nos processos que executam”, afirma Ribeiro. Do guia técnico de tintas e vernizes, por exemplo, participaram do processo o Sindicato das Indústrias de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e a Associação Brasileira das Indústrias de Tintas de Impressão (Abitim).

O mercado de tintas tem 65% da produção destinada à construção civil. De acordo com o presidente do Sitivesp, Roberto Ferraiuolo, no ano passado, o setor teve um crescimento de 3,14%. A expectativa dele para este ano é otimista devido às medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada pelo governo federal, que privilegiam a construção civil.

Para Ferraiuolo, o guia está bastante completo, contendo informações sobre aspectos de produção, manipulação de matéria-prima e de preservação das condições de saúde dos funcionários e ambientais. Ele acredita que o uso do manual na indústria irá beneficiar inclusive os consumidores finais, que terão a garantia de comprar produtos fabricados dentro das exigências legais.

Com relação à produção da indústria de tintas e vernizes, F erraiuolo diz que o segmento tem evoluído nos aspectos de proteção à saúde dos funcionários e do meio ambiente. O gerente da Cetesb, Flávio de Miranda Ribeiro, concorda que os fabricantes de produtos da construção civil contemplados pelos guias estão cumprindo um bom papel na questão ambiental: “Muitas empresas já têm um padrão bastante alto de desempenho ambiental”.

Isso, porém, não diminui a importância do guia como um instrumento de educação ambiental. Ribeiro observa que as informações são genéricas e cada indústria tem de buscar a melhor forma de implantar as soluções de acordo com o seu dia-a-dia. Mais adiante, outros setores deverão ser tema dos guias.

Financiamento

Ribeiro ressalta ainda que a Cetesb possui uma linha de financiamento, o Programa de Controle de Poluição (Procop), para empresas que queiram implantar mudanças ecológicas nos processos produtivos. “É papel do Estado sempre que possível fazer esse tipo de incentivo.”
Informações:

Guias http://www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/documentos.as;

Financiamento
http://www.cetesb.sp.gov.br/Servicos/financiamentos/procop.asp

Setores

-Tintas e vernizes
-Cerâmicas brancas e revestimentos
-Indústria gráfica
-Higiene, perfumaria e cosméticos
-Bijuterias
-Cervejas e refrigerantes
-Produtos lácteos
-Sucos cítricos
-Frigoríferos
-Abate de bovinos e suínos
-Graxarias
-Curtumes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.