11/02/2007

Contornos inimagináveis à noite

Fonte: O Estado de S. Paulo

Arquiteta ressalta beleza de um espaço paisagístico bem iluminado, com dicas sobre as lâmpadas adequadas

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisBeleza – Projeto de iluminação de Guinter Parschalk: “Jardim é sinônimo de lazer e natureza”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plantas e luzes podem formar um conjunto tão harmonioso quanto bonito. Se acrescentarmos pedra e água, por exemplo, o local torna-se particularmente especial.

“Um belo jardim à luz do dia ganha, durante a noite, contornos inimagináveis e fantásticos quando está bem iluminado”, diz a engenheira agrônoma e paisagista, Rosalba Matta-Machado

E nesse quadro, o céu pode ser incluído como atração, diz o arquiteto paisagista, e membro da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea), Guinter Parschalk. “É interessante evitar massa muito grande de luz, que passem a destacar outros pontos que não o céu.”

Ele explica ainda que um bom projeto de iluminação no jardim induz à sensação de profundidade, dando idéia de que o espaço é maior do que na realidade.

As lâmpadas 

A paisagista Rosalba ressalta que a iluminação do jardim deve ser coerente com o tamanho das plantas, com sua função e a capacidade elétrica da residência.

E cita, como orientação, quatro tipos de lâmpadas bastante utilizadas, que podem ser combinadas com diversas luminárias: PAR 20, PAR 30 e Par 38; AR 70 e AR 111; HALOPIN; Vapor de sódio; Vapor metálico; Dicróica.

Rosalba explica que cada uma delas apresenta características próprias em relação ao feixe luminoso, alcance e consumo. E cita um exemplo: para iluminar palmeiras, dependendo da altura e arquitetura da planta, pode-se utilizar AR 111 ou a PAR 38. “Já árvores com uma grande copa ficam ainda mais belas quando iluminadas com lâmpadas vapor que emitem luz de tonalidade amarelada.”

Os balizadores servem para marcar os caminhos, conduzindo o pedestre com segurança. Aqui, diz Rosalba, o tipo de luminária preferencial é aquele que não ofusca a visão. Um modelo interessante é o chamado ‘cogumelo’.

“Existem também para as luminárias que utilizam as lâmpadas PAR, AR, Vapor de sódio e metálico entre outras alhetas ante-ofuscantes.”

Segurança

Um fator muito importante, segundo a arquiteta, é a instalação da iluminação do jardim.As luminárias devem ser resistentes e vedadas contra umidade.

A fábrica deve apresentar um certificado ISO de qualidade e seguir as regras ABNT. Os cabos devem ser da melhor qualidade possível, do tipo sintenax flexível, ficando enterradas a pelo menos 40 cm da superfície do solo. E alguns tipos de luminárias devem receber uma acomodação com dreno para água.

“Temos sempre de levar em conta a presença de crianças e animais domésticos que, inadvertidamente, podem provocar acidentes.” Para tanto, diz Rosalba, as instalações elétricas devem ter conversores de 220/110V para 12V, evitando assim choques fatais.

E mais: os jardineiros também têm de ser orientados a ter cuidado a fim de evitar acidentes, na hora de capinar e plantar. Existe ainda o risco de queimaduras, pois as luminárias aquecem muito.

Em relação às luminárias que funcionam com energia solar, há problemas, segundo Guinter, que ainda não foram resolvidos.

Ocorre que os coletores individuais de cada luminária precisam estar sempre muito limpos para que a energia solar seja captada de forma eficiente. Mas chuva, vento e poeira vão certamente impedir que isso aconteça na maior parte do tempo. “Essa sujeira vai se acumulando no vidro sobre o coletor, de uma forma rápida, numa perda progressiva de desempenho da luminária”, ressalta o arquiteto.

Um casamento eficiente entre um projeto de luminotécnica e o de paisagismo para o jardim é, segundo Rosalba, essencial para o correto dimensionamento das lâmpadas e dos tipos de luminárias escolhidos. A regra, segundo ela, é simples: “Não pode haver escuridão nem excesso de luz.” Para Guinter, jardim é sinônimo de lazer e natureza. “Essa é sua função e o projeto deve respeitá-la.”

www.rosalba.com.br
www.studioix.com.br

Leia também

Use a seu gosto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.