17/01/2017

Com queda da taxa Selic, bancos anunciam redução dos juros

Anúncio faz bancos reduzirem os juros para os clientes

Fonte: ZAP em Casa

No último dia 11 de janeiro, o Copom (Comitê de Política Monetária), anunciou a queda da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), de 13,75% para 13%.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui

A taxa Selic é a taxa de juros básica do sistema financeiro do Brasil, que regula os empréstimos de curtíssimo prazo que os bancos fazem entre si, explica o economista Eduardo Zylberstajn.

Com esse anúncio, os bancos optaram por reduzir as taxas que são cobradas dos consumidores, tanto pessoa física quanto jurídica.  Nos últimos dias, o Banco Central aumentou o ritmo de cortes nos juros, e fez uma redução de 0,75%. Esse foi o maior corte desde abril de 2012.

taxa-de-juro
Taxa Selic cai para 13% ao ano (Foto: Shutterstock)

Essa queda da taxa básica de juros é bastante esperada pelo mercado imobiliário. De acordo com comunicado divulgado pelo Banco do Brasil, há uma redução de juros em diversas linhas de crédito que são oferecidas pela instituição.

A maior redução será no rotativo do cartão de crédito, de 4 pontos percentuais, informou o Banco do Brasil. Essa ação antecipa parte dos efeitos das medidas propostas pelo governo Michel Temer que serão implementadas a partir de abril.

Para pessoas jurídicas, as linhas de Desconto de Cheques, Antecipação de Crédito ao Lojista e Desconto de Títulos tiveram redução de 0,25 ponto percentual. Essas novas condições nos empréstimos e financiamentos estarão disponíveis aos clientes do Banco do Brasil a partir do dia 16 de janeiro.

Confira a opinião do coordenador do índice FipeZAP, Eduardo Zylberstajn sobre a taxa selic, em entrevista para o ZAP Pro:

+ Alugar ou comprar um imóvel? Assista ao vídeo e tire sua dúvida

+ Série ajuda quem está em busca do novo imóvel

+ Saiba quais são os seus direitos após a compra de um imóvel

+ Primeiro imóvel: veja o que é importante na hora de comprar

+ Planejar locação de imóvel novo em 2017 requer cuidados

+ Valorize seu imóvel antes de colocá-lo para alugar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.